Crianças

  A- A+

 

 

Como reflexo do comprometimento com o meio ambiente e do incentivo ao desenvolvimento de fontes alternativas de energia, a Eletrosul transformou sua sede administrativa, em Florianópolis (SC), em um complexo de geração fotovoltaica – o maior da América Latina integrado a um edifício e vitrine tecnológica para o setor elétrico brasileiro. Com potência instalada de 1 megawatt-pico (MWp)¹, a Usina Megawatt Solar pode produzir aproximadamente 1,2 gigawatts-hora (GWh) de energia por ano, suficiente para atender cerca de 540 residências. Essa capacidade de geração vem dos 4,2 mil módulos fotovoltaicos, que estão instalados nas coberturas do edifício-sede e estacionamentos, totalizando uma área de 8,3 mil metros quadrados. Os painéis solares convertem a radiação solar em energia elétrica, que vai para uma subestação coletora para ser escoada à rede elétrica local.

Em operação desde 2014, a Usina Megawatt Solar contou com a importante parceria do governo da Alemanha, por meio do banco de fomento alemão KfW, que financiou o empreendimento – o investimento total foi de R$ 9,5 milhões –, e do apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal) também participaram da concepção e viabilização da Usina Megawatt Solar.

¹Megawatt pico - As características elétricas de células solares e, portanto, do módulo como um todo, variam, principalmente, conforme a intensidade da radiação. Na energia fotovoltaica, a produção máxima de um gerador solar em condições padrão é definida como sua potência-pico, que é medida em watts ou watt-pico (Wp). 

GALERIA DE IMAGENS

                             

Financiado por:

kfw eletrosul

Apoiado por:

ufsc giz ideal

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube