Usina

Destaque A- A+

30/09/2020 Apoio na conservação da biodiversidade

Com recursos da CGT Eletrosul, desde março, três Unidades de Conservação, em Santa Catarina e no Paraná, têm recebido a instalação de placas de sinalização, com o objetivo de indicar os limites das áreas e alertar motoristas que transitam pelas estradas do entorno quanto à possível travessia de fauna. Até agora, 31 placas foram colocadas.

Ao todo, serão disponibilizadas 46, nos municípios de Água Doce (SC), Abelardo Luz (SC), Passos Maia (SC) e Ponte Serrada (SC), Clevelândia (PR) e Palmas (PR). Ação deve ser concluída no fim do mês de outubro.

Placas informam sobre Unidades de Conservação e alertam quanto à travessia de fauna (Divulgação ICMBio)

A medida visa harmonizar a relação entre humanos, fauna e flora, evitando acidentes, como atropelamentos. Além disso, promove educação ambiental ao advertir sobre a conduta correta no interior das Unidades.

A iniciativa representa um pleito previsto nos Planos de Manejo das Unidades de Conservação e é o primeiro dos projetos do Programa de Valorização da Biodiversidade no Entorno do Empreendimento – neste caso, do Subgrupo Erva Mate, que envolve nove linhas de transmissão e oito subestações, localizadas nos três estados da região Sul, em sua porção mais a Oeste. A execução do programa é condicionante da Licença de Operação nº 1.259/2014, emitida pelo Ibama para o conjunto de ativos.

Unidades de Conservação

As três Unidades de Conservação contempladas estão situadas em áreas de entorno de empreendimentos. O Parque Nacional das Araucárias está a cerca de 25 km da Linha de Transmissão Areia – Campos Novos (525 kV). A Estação Ecológica da Mata Preta fica a 5 km da LT Salto Santiago – Itá (525 kV). 

Já o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas sofre intersecção da LT Areia – Campos Novos. São unidades federais sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O próximo projeto do programa consiste em desenvolver ações junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina para controle e monitoramento da espécie exótica javali no Parque Estadual das Araucárias, no município de São Domingos.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube