Torres

Destaque A- A+

08/12/2019 Cinco anos das SEs Camaquã 3 e Povo Novo

Hoje (08/12), as subestações Camaquã 3 e Povo Novo, ambas no Rio Grande do Sul, celebram seus primeiros cinco anos de operação comercial. As unidades, importantes para transmissão de energia no estado gaúcho, são telecontroladas pelo Centro Regional de Operação da CGT Eletrosul, localizado em Nova Santa Rita (RS).

Empreendimento é de propriedade da TSBE

A unidade Camaquã 3, situada em município de mesmo nome, no Centro-Sul gaúcho, possui 166 MVA de potência instalada, com dois transformadores. Recebe as linhas de transmissão de 230 kV: Nova Santa Rita e Povo Novo (TSBE), Guaíba 2 e Pelotas 3 (CEEE). Já no setor de 69 kV, estão as LTs Camaquã e Vasconcelos (CEEE).

A subestação é de propriedade da Transmissora Sul Brasileira de Energia (TSBE), em processo de incorporação pela CGT Eletrosul, sendo mantida pelo Setor de Manutenção Centralizada da Regional do Rio Grande do Sul. O empreendimento é essencial para o suprimento de energia da região e do Sul do Rio Grande do Sul.

Unidade é importante para escoamento da geração eólica (Foto: José Faccio)

Já a Subestação Povo Novo está localizada em Rio Grande, no Sudeste gaúcho. Possui dois bancos de autotransformadores que somam 1.344 MVA de potência instalada. Passam por ela as LTs Marmeleiro 2 e Nova Santa Rita (TSLE), de 525 kV, e Quinta e Camaquã 3 (TSBE), de 230 kV.

Sua primeira ampliação foi a instalação do segundo transformador. Além disso, está prevista, para 2021, a entrada de mais dois acessantes, com três novas LTs de 525 kV – as obras iniciarão ainda em dezembro deste ano.

A subestação é de propriedade da Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE), que possui participação acionária da CGT Eletrosul (51%) e CEEE-GT (49%), com serviços de manutenção realizados pela Cotesa Engenharia. O empreendimento é importante para o escoamento da geração eólica do Sul do Rio Grande do Sul.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube