Jovens

Destaque A- A+

CREA-SC realiza visita técnica à SE Biguaçu

Localizada na Região Metropolitana de Florianópolis, a subestação está em fase de ampliação e as atividades estão sendo fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina.

Realizada nesta segunda-feira (27/03), a visita contou com a participação do presidente da Eletrosul, Gilberto Eggers, do diretor de Operação, Rogério Bonini Ruiz, e do presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier.

Em outubro de 2014, as duas instituições firmaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover o aprimoramento do integral cumprimento da legislação profissional vigente. O acordo sistematiza a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), facilitando a composição do acervo técnico dos profissionais e da empresa, assim como a relação das obras e serviços em execução.

Em operação desde abril de 2008, a subestação integra o Sistema de Transmissão Ilha-Continente, inaugurado em 2009, e que garante o abastecimento de energia principalmente para a parte insular de Florianópolis e também reforça o suprimento para a região Leste Catarinense, aumentando a confiabilidade do sistema em períodos de picos de consumo.

SE Biguaçu

Integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a Subestação Biguaçu recebe as linhas de transmissão que chegam de Blumenau e Abdon Batista em 525 kV. A tensão é transmitida em 230 kV para as subestações Jorge Lacerda B, Gaspar 2, Palhoça e Desterro, e em 138 kV para as subestações Florianópolis, Quintino Bocaiúva, Itajaí Fazenda e Tijucas, que são interligadas às unidades da Celesc para distribuição aos consumidores finais.

Em 2008, a SE Biguaçu tinha capacidade instalada de 972 MVA. Atualmente, a subestação conta com 2.616 MVA de capacidade instalada, após a realização de 10 ampliações. E está prevista ainda a instalação de um segundo reator de 150 MVAr em 525 kV para maio de 2017.

 

Representantes do CREA-SC e Eletrosul durante visita técnica à Subestação Biguaçu (Foto: Divulgação/Israel Boschetti)


Assessoria de Imprensa | Savannah Comunicação Corporativa

(48) 3231-7588 |  imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube