Torres

Destaque A- A+

19/03/2020 CSC: padronização, eficiência e resultados

Após dois anos, o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma realidade consolidada nas Empresas Eletrobras, e representa um marco no aprimoramento da gestão integrada. O conceito foi criado nos Estados Unidos, para que áreas diferentes dentro de uma companhia executem o trabalho de forma alinhada e centralizada.

Empresas Eletrobras conquistaram o prêmio “CSC Destaque” (Foto: Mariana Eli)

Desde 2000, grandes corporações brasileiras, de diversos setores, vêm implementando a ideia. Na Eletrobras, o projeto fez parte, originalmente, das ações previstas no Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG) versão 2018-2022.

O modelo implantado foi definido com base nos objetivos de centralização e padronização de atividades e racionalização de recursos, contando com contribuições de todas as Empresas Eletrobras. Sua configuração foi construída em parceria com consultoria externa, prevendo uma estrutura compartilhada entre todas as subsidiárias para execução e supervisão dos serviços. Os principais benefícios da implementação do CSC são:

  •  Aumento da eficiência operacional;
  • Padronização, centralização e otimização dos processos de suporte;
  •  Maior transparência e visibilidade de operações;
  • Melhoria na qualidade dos serviços prestados;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos e riscos, entre outros.

 

Equipe da Unidade Sul recebeu réplica do troféu (Foto: Mariana Eli)

“O CSC é um modelo organizacional que veio para ficar em grandes empresas e que busca otimização de recursos e melhoria constante de resultados operacionais e econômico-financeiros. Nosso maior desafio, e também perspectiva, é a consolidação cada vez maior desse novo modelo nas Empresas Eletrobras. Tive o prazer de trabalhar diretamente no CSC Unidade Sul, onde convivi com profissionais competentes e comprometidos com a companhia, sempre voltados para a eficiência na prestação de serviços e o atendimento adequado das demandas das áreas. Essa é uma visão compartilhada entre todas as unidades do CSC dentro da Eletrobras”, explica o diretor Administrativo da CGT Eletrosul, Jorge Mendes.

Reconhecimento

Em novembro do ano passado, o CSC Eletrobras foi reconhecido na premiação Melhores do Ano 2019 promovida pela Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), no CSC Innovation Day, em São Paulo (SP) – considerado o maior e mais completo evento sobre o tema no país.

A companhia foi premiada com o primeiro lugar na categoria “CSC Destaque”, que tem o objetivo de homenagear o CSC que mais contribuiu para a evolução do mercado brasileiro de serviços compartilhados, considerando as práticas utilizadas, projetos e resultados alcançados no ano.

Gerentes do CSC Eletrobras participaram de cerimônia de premiação em SP

No início deste mês, a CGT Eletrosul foi agraciada com uma réplica do troféu recebido da ABSC como forma de agradecimento e reconhecimento da contribuição de toda a equipe do CSC Unidade Sul para o êxito do processo de consolidação do CSC Eletrobras.

"A CGT Eletrosul encontra-se em um momento muito especial, de novos e importantes desafios, com grandes e positivas perspectivas para o futuro. Nesse contexto, não se pode deixar de mencionar o trabalho fundamental desenvolvido pelo CSC Unidade Sul na integração e coordenação de áreas e de recursos, favorecendo a padronização e automatização de atividades e informações. Além disso, é digno de registro que a premiação recebida é resultado da dedicação de nossa força de trabalho, materializando a excelência do CSC Unidade Sul, motivo de orgulho para todos", reforça o presidente da CGT Eletrosul, Antonio Carlos Krieger.

“Ficamos muito orgulhosos dessa conquista, porque ela mostra que estamos no caminho certo. Acredito que uma das razões para termos sido indicados e premiados é o fato de a Eletrobras ter sido corajosa para criar seu CSC abarcando múltiplos e complexos processos, mais do que se costuma ver no mercado privado, por exemplo. Nossa atuação em nível nacional, sob uma única coordenação, também teve um peso importante”, avalia Celso Nazario Junior, gerente do CSC Unidade Sul. “Este prêmio é fruto da dedicação, desempenho e da qualidade do serviço de todos que atuam no CSC”, completa.
CSC Unidade Sul.

A CGT Eletrosul abriga a Unidade Sul do CSC Eletrobras, no edifício-sede, em Florianópolis (SC). Sua operação teve início em 28 de maio de 2018 e a implantação ocorreu em três etapas. Gerenciado pelo Departamento de Produtividade e Qualidade, o CSC Unidade Sul é, atualmente, dividido em 10 Divisões e reúne mais de 200 profissionais.

Profissionais da CGT Eletrosul falam sobre a implantação do CSC (Foto: Mariana Eli)

Depoimento de quem vive o CSC: Liege Tomas Afonso, Messias Pinto Pereira, Ederson Orkiel e Jomara Guimarães Cestari. 

“No início, a implantação do CSC gerou muitas dúvidas e incertezas. Hoje, conseguimos ver que o projeto deu certo. Se não tivesse o CSC, seria impossível gerenciar e dar conta do volume de atividades dos últimos dois anos. Os processos ficaram muito mais ágeis e integrados. A palavra é sinergia. Ainda estamos passando por momentos difíceis e de transição como empresa, e o “C”, de compartilhamento, é o diferencial. Nós, sozinhos em cada macroprocesso, não daríamos conta. Até a estrutura física, aberta e com todas as Divisões juntas em um mesmo espaço, traz humanidade e nos aproxima. Passamos juntos por todos os desafios até aqui.”


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube