Usina

Destaque A- A+

30/06/2020 Cuidados com o meio ambiente na UHE Jirau

Encerrando o mês de celebração mundial do meio ambiente, apresentamos ações realizadas pela Hidrelétrica Jirau, situada no rio Madeira, em Porto Velho (RO). A usina é administrada pela Energia Sustentável do Brasil, que tem entre suas acionistas a CGT Eletrosul (20%). R$ 1,2 bilhão já foram investidos em Programas de Sustentabilidade.

Comunidades são beneficiadas com ações que geram emprego e renda

Por meio de um processo construtivo e participativo, tem-se buscado capacitar diversos setores sociais para que promovam melhoria da qualidade de vida na região através de atividades integradas. 

Somente no Programa de Educação Ambiental, foram beneficiadas, de maneira direta e indireta, cerca de 17 mil pessoas. As iniciativas educativas, como qualificações e conscientizações ambientais, alcançaram aproximadamente 16 mil alunos e outros 139 mil indivíduos.

Escolas participam de projetos voltados à educação ambiental

Monitoramento Hidrobiogeoquímico

O papel deste programa é contemplar a determinação de mercúrio, em suas diversas formas, na água, em sedimentos, no solo, em microrganismos aquáticos, invertebrados, ictiofauna e macrófitas, e em amostras de material particulado. Também observa as determinações de mercúrio em humanos. Para isso, são realizados testes nas comunidades sob influência direta e indireta da Usina Jirau. 

Conservação da Flora

São executados três subprogramas, sendo que os dois primeiros já foram concluídos: Resgate e Conservação de Germoplasma Vegetal, Monitoramento da Flora, e Revegetação das Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Em parceria com a COOPPROJIRAU e a Embrapa, desde 2011, a ESBR coleta sementes, produz mudas e efetua restauração florestal nestes locais. Foram cultivados cerca de 450 hectares, coletada mais de uma tonelada de sementes e montadas mais de 560 mil mudas de espécies florestais nativas.

Preservação da Ictiofauna

Foram recolhidos mais de dois milhões de exemplares de peixes no trecho aquático sob influência da Hidrelétrica Jirau, sendo que cerca de 202 mil foram preservados como testemunho científico e mais de um milhão de peixes foi transposto. 

Sustentabilidade, Infraestrutura e Geração de Renda 

A ESBR atua, ainda, em projetos de compensação social, de apoio às comunidades indígenas e de geração de renda. Em agosto de 2019, foi renovada a Licença de Operação do empreendimento, válida por 10 anos, refletindo a responsabilidade e o compromisso com que são conduzidos a operação e os programas socioambientais da Usina Jirau.

Investimentos socioambientais da usina


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube