Subestação

Destaque A- A+

Eletrosul cede Centro de Visitação para IFSul

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) oficializou a parceria que prevê a operação integral do Centro de Visitação do Complexo Eólico Cerro Chato, construído pela Eletrosul em uma área de 30 mil m² em Sant’Ana do Livramento (RS).

O propósito da parceria firmada é que a edificação, de aproximadamente 700 m², seja utilizada para realização de aulas práticas de disciplinas do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável do IFSul, inclusive aproveitando equipamentos adquiridos pelo Centro de Visitação. Outra finalidade é a criação de parcerias para atividades de extensão voltadas a auxiliar a Eletrosul, empresas prestadoras de serviço inseridas no complexo eólico e famílias que habitam a região, aproximando-se da comunidade e conhecendo a realidade local. Além disso, será instalado o Laboratório de Pesquisas Energéticas, que servirá para a execução de diversos projetos de pesquisa na área de energia eólica, energia solar e biomassa.

De acordo com o termo assinado, todos os encargos incidentes sobre o imóvel, a obtenção de alvarás, limpeza, conservação, manutenções periódicas e segurança das instalações ficam sob responsabilidade do IFSul. Segundo o Instituto, o projeto de obras de adequação para uso do espaço está sendo elaborado. No entanto, foi verificado que as atividades de ensino e pesquisa já podem ser iniciadas – por isso, os planos de aula estão sendo construídos prevendo a utilização do local pelos alunos ainda neste semestre.

Prédio construído pela Eletrosul vai beneficiar alunos da rede pública federal

A construção do Centro de Visitação, viabilizada pela Eletrosul e concluída em 2016, é fruto de um termo de compromisso firmado com o município de Sant’Ana do Livramento com o objetivo de oferecer à comunidade, estudantes e pesquisadores uma estrutura que proporcionasse visibilidade ao empreendimento eólico, de enorme significado e fator de progresso para toda a região.

Além de soluções de eficiência energética e conservação de energia aplicadas à sua arquitetura, o moderno prédio conta com um sistema híbrido de geração de energia (eólico e solar) composto por painéis fotovoltaicos e um aerogerador de aproximadamente dez metros de altura. Há reservatórios para água potável e captação de chuva, coletores solares para aquecimento de água e uma parte do telhado que é coberta com argila expandida. A edificação, inclusive, possui a etiqueta PBE Edifica com nível A de Eficiência Energética, emitida pelo Inmetro.

O Complexo Eólico Cerro Chato entrou em operação comercial em 2011 e possui 217 MW de capacidade instalada, suficiente para atender ao consumo de mais de 1 milhão de pessoas.


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

 

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube