Subestação

Destaque A- A+

Eletrosul lança livro sobre 50 anos de história

Contar sobre o passado para escrever o futuro – é com esse propósito que a Eletrosul lançou, nesta sexta-feira (21/12), o livro histórico e comemorativo aos 50 anos de fundação da empresa, completados no próximo domingo, 23 de dezembro.

A obra “Eletrosul 50 anos” foi apresentada ao público interno durante evento de celebração do cinquentenário na sede da companhia, em Florianópolis (SC). Publicação foi editada em parceria com o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil.

O livro foi produzido em parceria com o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil com o objetivo de oferecer uma visão abrangente sobre a trajetória de uma das mais sólidas empresas do setor de energia elétrica nacional. A publicação versa sobre os diversos momentos pelos quais passou a Eletrosul desde sua criação, em 1968, com sede em Brasília e escritório central no Rio de Janeiro. Destaca, também, a transferência da sede para Santa Catarina, no ano de 1975, a emblemática privatização de seu parque gerador, em 1998, e o retorno ao negócio de geração, em 2004. O enredo se entrelaça às histórias dos estados onde atua, das populações que beneficia e, consequentemente, do próprio Brasil. O material, com 220 páginas, disponibiliza, ainda, versão do texto em inglês. Com tiragem de 2 mil exemplares, a publicação será distribuída aos empregados e instituições parceiras.

Além do livro, outras ações marcaram as celebrações do cinquentenário da empresa durante o ano. Entre elas, a criação de um selo personalizado, lançado em junho, e de um carimbo comemorativo, apresentado também nesta sexta-feira – ambos produzidos e emitidos pelos Correios. O carimbo será utilizado por 30 dias em correspondências que forem despachadas pela Agência Central dos Correios em Florianópolis. Posteriormente, um exemplar do selo e do carimbo serão conservados no Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

  

Sobre a empresa

Referência em energias renováveis, a Eletrosul tem uma matriz energética predominantemente limpa, proveniente das fontes hídrica, eólica e solar, totalizando 1,873 gigawatt (GW) de potência em operação comercial – energia suficiente para atender ao consumo de mais de nove milhões de pessoas.

Com empreendimentos nos três estados da região Sul, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia, a Eletrosul é referência nacional em transmissão e geração de energia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Possui sete hidrelétricas, um complexo eólico, uma usina solar e opera 12 mil quilômetros de linhas de transmissão, interligando as mais diferentes regiões.

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube