Bike

Destaque A- A+

Eletrosul nos Jogos Mundiais do Trabalhador

Equipe de tênis de mesa apoiada pela Eletrosul e que representou o Brasil nos Jogos Mundiais do Trabalhador (CSIT World Sports Games) na Letônia foi a grande vencedora do Green Card Fair Play Awards 2017.

No último sábado (17/06), durante a cerimônia de encerramento das competições, o time brasileiro foi o único homenageado entre as 16 modalidades, sendo reconhecidamente admirado por apresentar o melhor espírito esportivo durante as disputas, numa votação realizada pelos dirigentes dos 36 países participantes, considerando valores como o respeito, a honra, a disciplina e a humildade. Com a conquista do Green Card Fair Play Awards, a equipe de tênis de mesa foi credenciada para a próxima edição dos Jogos Mundiais do Trabalhador, que acontecerão em 2019, na cidade de Tortosa, na região da Catalunha, na Espanha.

Entre os dias 13 e 18 de junho, cerca de 4 mil atletas participaram de 15 campeonatos oficiais do CSIT World Sports Games e oito atividades esportivas de demonstração. Na modalidade de tênis de mesa, 16 times masculinos e oito femininos, representando nove países travaram uma verdadeira batalha em busca da medalha nas competições de equipes, de duplas e individuais. Representando o Brasil, a equipe masculina apoiada pela Eletrosul conquistou a 4ª colocação e o time feminino, estreante na competição, ocupou a 5ª posição entre as oito melhores equipes de tênis de mesa dos Jogos Mundiais do Trabalhador.

Desempenho

A equipe masculina de tênis de mesa fez uma campanha irretocável na primeira fase, classificando-se em 1º lugar e, na sequência, alcançando a semifinal. Numa reedição da semifinal de 2015, na Itália, a equipe duelou com o time campeão, a Áustria, que se classificou para a grande final e conquistou o inédito bicampeonato, ao vencer a França pelo placar de 3x0. Novamente, a equipe brasileira teve a oportunidade de conquistar a medalha de bronze na disputa contra os donos da casa, a Letônia. Entretanto, apesar do Team Brazil ter vencido na primeira fase por 3x1, desta vez o resultado foi favorável à Letônia, pelo mesmo placar.

A conquista da 4ª colocação foi muito comemorada por todos os membros da delegação brasileira por causa do excelente nível técnico de todas as equipes. Estreante na competição, o time feminino não teve vida fácil e, apesar das enormes dificuldades, valorizaram cada jogo, demonstrando muita determinação e concentração, proporcionando bons duelos, o que resultou na 5ª colocação, entre os oito melhores times.

No individual, todos os atletas foram muito combativos. Porém, o chaveamento da competição colocou o trabalhador-atleta Marcelo Kotani (Eletrosul) em disputa com o vice-campeão 2017, já na terceira rodada, o que o fez sair precocemente do torneio, sendo o atleta que individualmente mais se aproximou da medalha. Na competição de duplas, foram registradas grandes partidas. Guilherme Portes (Celesc) e Marcelo Kotani alcançaram as quartas de finais, perdendo para a dupla do Irã que se revelou uma das mais fortes naquele momento, conquistando a 3ª colocação.

Team Brazil

Na categoria masculina, a delegação brasileira foi composta com o engenheiro de projetos Marcelo Kotani, da Eletrosul, o engenheiro eletricista Jorge Pinheiro dos Santos e o técnico de telecomunicações Guilherme Fernandes Portes, ambos da Celesc. Os três atletas foram medalhistas de bronze nos Jogos Mundiais do Trabalhador 2015, em Lignano Sabbiadoro, na Itália. A equipe feminina foi representada pela contadora Mariana Aguiar da Rosa e pela assistente administrativa Patrícia Boos, empregadas da Eletrosul. O grupo contou ainda com a coordenadora técnica Zuleika Maria de Déa Batista (Elase) e o chefe institucional da delegação Múcio Althoff de Medeiros (Eletrosul).

O apoio da Eletrosul foi realizado por meio da liberação de recursos financeiros provenientes do Convênio para Arrecadação Direta com Prestação de Serviços Assistenciais vigente com o Sesi, referente à contribuição mensal recolhida para colaborar no custeio de programas sociais, esportivos e de desenvolvimento de pessoal, em todos os níveis, oferecidos à empresa. Neste caso, o valor do convênio foi aplicado na cobertura das despesas com passagem, inscrição, translado, hospedagem, seguro de viagem internacional e material esportivo da equipe de tênis de mesa que representou o Brasil nos Jogos Mundiais do Trabalhador. A gestão desse recurso foi realizada pela Associação de Empregados da Eletrosul.


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

Jonatas Andrade: (48) 3231-7588 | (48) 9 9979-0085 | imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube