Torres

Destaque A- A+

Eletrosul recebe prêmio na ONU

O Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Eletrosul recebeu o Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência” , nas categorias protagonismo e acessibilidade, durante premiação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no dia 02 de dezembro.

A iniciativa da empresa busca p romover a qualidade de vida de empregados e familiares com deficiência, proporcionando assistência e inclusão social. O evento de premiação s erá especial, pois neste ano celebra-se o 10º aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, antecedendo as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12).

Criado em 1990, o Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Eletrosul tinha como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos empregados, atendendo as necessidades biopsicossociais e financeiras. Passados 26 anos, a empresa aprimorou o PAPD, tornando-o um programa de inclusão profissional, sustentado na construção e manutenção de um ambiente corporativo participativo, produtivo e igualitário. Hoje, a iniciativa atende diretamente mais de 70 beneficiários, entre empregados e familiares. Além de mobilizar e sensibilizar a comunidade empresarial, envolve aproximadamente 2 mil pessoas, incluindo estagiários, jovens aprendizes e prestadores de serviços.

“O PAPD é uma iniciativa precursora no cuidado com as pessoas com deficiência no âmbito corporativo. Oferece o suporte integral aos empregados e beneficiários, superando o atendimento convencional. Esse reconhecimento internacional é motivo de muito orgulho, reflexo da mudança na cultura organizacional e inserção de novos valores como o respeito à diversidade”, ressalta o presidente da Eletrosul, Márcio Zimmermann.

No quesito protagonismo, o programa da Eletrosul foi reconhecido pelo trabalho integrado e interdisciplinar, que abrange os processos de assistência à reabilitação, educacional e especial, com o acompanhamento social dos beneficiários. Entre as ações promovidas pelo PAPD está um grupo de apoio aos familiares, que se reúne mensalmente para o compartilhamento de experiências. São realizadas ainda visitas domiciliares, palestras e campanhas de sensibilização.

A promoção da acessibilidade física e humana ao público interno e visitantes é outra característica importante, reconhecida internacionalmente, no trabalho desenvolvido pela empresa. Considerando a estrutura física, a Eletrosul dispõe de estacionamento com vagas para deficientes, rampas de acesso, banheiros adaptados e elevadores com painel em braile e indicação sonora. A disponibilização de recursos materiais para a melhoria do desempenho dos trabalhadores que possuem deficiência é outra prioridade. São oferecidos equipamentos de informática adaptados com programas especiais e telefones com ampliação de voz, por exemplo. Alguns empregados foram capacitados ainda, por meio de um curso de libras, para se tornarem facilitadores na função de intérprete entre pessoas surdas e ouvintes, favorecendo a inclusão social.

“Fundamentado na valorização e no compromisso com as pessoas, o PAPD vem rompendo paradigmas no ambiente corporativo, em quase três décadas de forte atuação. Essa iniciativa integra uma ampla política de gestão pautada na promoção da inclusão profissional e da qualidade de vida dos nossos empregados e familiares. O engajamento de todas as áreas envolvidas, em especial da Divisão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, tem sido decisivo para o alto desempenho desse programa. O reconhecimento na ONU é resultado da união de esforços em prol da integração e do cuidado com as pessoas com deficiência. Um orgulho para todos nós”, destaca Gilberto Eggers, diretor Administrativo e representante da Eletrosul na cerimônia de premiação na ONU.

Premiação Internacional

O Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência ” é resultado da parceria entre a ONU e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com o apoio de outras entidades. O objetivo é identificar e destacar boas práticas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho adotadas por empresas de outros países e permitir um ambiente de troca de experiência com as empresas brasileiras.

Durante a cerimônia na sede da ONU, 25 organizações nacionais e estrangeiras receberão o reconhecimento. Além da Eletrosul, outras empresas brasileiras, entre elas a Natura, o Banco do Brasil e o Itaú Unibanco também serão homenageadas.

No Brasil, as iniciativas bem sucedidas também estão concorrendo ao Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência . Em sua terceira edição, as organizações vencedoras serão premiadas simbolicamente com um troféu, e valorizadas por seus investimentos e estratégias utilizadas para incluir de maneira ética e responsável os profissionais com deficiência em seu quadro de empregados.

 

 

 

 


Assessoria de Imprensa | Savannah Comunicação Corporativa

Coordenador: Jonatas Andrade | (48) 3231-7588 | (48) 9 979-0085 | jonatas.andrade@eletrosul.gov.br

Assessoria de Relações Institucionais | Eletrosul

Gerente: Celso Soares Pereira: (48) 3231-7934 | cpereira@eletrosul.gov.br

 

>> OUTRAS NOTÍCIAS

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube