Subestação

Destaque A- A+

16/06/2020 Energização de ampliação da SE Blumenau

Segundo banco de reatores de barra de 525 kV da Subestação Blumenau foi entregue pela CGT Eletrosul à operação no dia 06/06. As atividades finais vinculadas aos testes de energização foram realizadas por equipes dos Departamentos de Operação, de Automação, Proteção e Telemática, de Manutenção e de Engenharia do Sistema.

Estrutura evitará sobrecarga no sistema de 525 kV (Foto: João Paulo Silva Bohner)

Os serviços de execução em campo relativos à construção e montagem das instalações iniciaram em novembro de 2019 e mobilizaram cerca de 50 profissionais diretamente nas obras, que receberam investimento total de aproximadamente R$ 18 milhões. 

O prazo limite de conclusão estipulado pela Aneel era 9 de julho, e o empreendimento trará Receita Anual Permitida adicional de cerca de R$ 3,6 milhões para a CGT Eletrosul (valor previsto na Resolução Aneel nº 7.304/2018), de acordo com o Departamento de Engenharia do Sistema.

O novo banco de reatores de barra (três unidades de 50 MVAr) tem o objetivo de evitar sobretensões no sistema de 525 kV das regiões Sul e Extremo Sul de Santa Catarina em regime normal, proporcionando um fornecimento de energia elétrica de melhor qualidade.

Para finalização da ampliação “R” da Subestação Blumenau, ainda restam as atividades vinculadas à substituição dos registradores digitais de perturbação e dos cubículos de 13,8 kV, cuja previsão de término é julho.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube