Usina

Destaque A- A+

19/11/2019 Equipes mobilizadas no Mato Grosso do Sul

No dia 5 de novembro, às 19h30, o Centro de Operação do Sistema Elétrico da Eletrosul informou à Regional de Manutenção do Mato Grosso do Sul ocorrência em linhas de transmissão no município de Ribas do Rio Pardo (MS). Logo após o comunicado, foram mobilizadas equipes para apurar a causa do incidente.

Queda de cinco torres mobilizou equipes de três estados para serviço emergencial

Às 2h do dia seguinte, foram localizadas cinco torres caídas em razão dos fortes ventos e da tempestade que atingiram a região. Além das torres, cabos condutores e cabos para-raios foram rompidos em oito vãos, comprometendo o circuito 1 da Linha de Transmissão Água Clara – Mimoso e o circuito 2 da LT Jupiá – Mimoso devido à queda de uma torre (536), e os circuitos 3 e 4 da LT Jupiá – Mimoso em razão da queda de quatro torres (538, 539, 540 e 541). Todas as linhas atingidas são de 138 kV.

Os serviços de recomposição foram finalizados no dia 12 de novembro. Participaram das atividades 34 técnicos da Eletrosul, com mobilização de equipes das Regionais de Manutenção do Mato Grosso do Sul, do Paraná e do Oeste Catarinense, bem como da Divisão de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão. Dois guindastes, duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira e dois caminhões guindauto deram suporte aos trabalhos.

Variações climáticas na região dificultaram as atividades

O atendimento emergencial foi realizado no menor tempo possível, considerando as variações climáticas observadas, como fortes chuvas, descargas atmosféricas, vento e calor intenso. O risco era de haver corte de carga na Subestação Água Clara, fator determinante para que fosse priorizada a recomposição do circuito 1, o que foi executado com sucesso.

Equipe reunida após conclusão do trabalho

Segundo o coordenador da equipe de Linhas da RMMS, Reinaldo Ferreira Lino Junior, o circuito 1 foi entregue à operação às 17h37 do dia 11 de novembro, e os demais circuitos (2, 3 e 4), às 16h12 do dia 12 de novembro, considerando o fuso horário local.

“O trabalho foi muito árduo e pesado. Em alguns dias, as temperaturas chegaram perto dos 40ºC e todos se empenharam ao máximo. É um baita orgulho fazer parte dessa equipe”, destacou Reinaldo Junior.


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Youtube