All

Destaque A- A+

09/02/2021 História da gastronomia de Florianópolis

Livro “E vem do mar – Breve história dos alimentos e da culinária na Ilha de Santa Catarina”, de Narbal Corrêa e Amílcar D’Ávila de Mello, traça uma linha do tempo da história da gastronomia de Florianópolis (SC), remetendo a mais de cinco mil anos de fatos, desde o homem de sambaqui, passando pelos guaranis, espanhóis e açorianos.

Publicação promove resgate histórico e cultural da capital catarinense 

Com patrocínio cultural da CGT Eletrosul, a publicação, além de acontecimentos históricos, apresenta receitas pesquisadas pelo chef Narbal Corrêa, que também é pescador, mergulhador e especialista em Arqueologia Subaquática. Um exemplo de prato é o peixe assado na fogueira e enrolado em folha de taioba, que teria sido preparado pelos primeiros habitantes da ilha.

“Há mais de 10 anos, tive a ideia do livro, quando lancei a obra ‘A cozinha do bom pescador’. Eu sempre quis saber qual era a origem de nossa comida, porque ela é diferente da do resto do mundo. Essa combinação de pimentão, cebola, alho, do jeito que a gente faz, não é muito fácil de encontrar em outros lugares. Há dois anos, fui para a Antártida, levei vários livros e, lá, comecei a escrever. Nesse resgate histórico, quando cheguei às pesquisas sobre o século XVI, pensei em um amigo meu, o historiador Amílcar, e começamos a conversar. A publicação, que era para ser algo simples, feito por um cozinheiro, pescador e mergulhador, se tornou uma obra fantástica, apresentando essa cronologia de cinco mil anos, até hoje”, destacou o chef.

Distribuição gratuita

No total, foram impressos dois mil livros, que serão distribuídos gratuitamente a escolas públicas, bibliotecas, museus e outros espaços. Este projeto tem como base a promoção e o estímulo à regionalização da produção cultural, de acordo com o artigo 1º da Lei 8.313/91 – Programa Nacional de Apoio à Cultura –, e foi capitaneado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de CGT Eletrosul, Engie e BRDE.

Acesse o arquivo digital do livro “E vem do mar”.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube