Usina

Destaque A- A+

03/09/2019 Meio ambiente é tema de encontro na Eletrosul

O Comitê de Meio Ambiente das Empresas Eletrobras (SCMA) realizou seu segundo encontro de 2019 na sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC), nos dias 27 e 28 de agosto. A equipe debateu projetos em andamento, trocou conhecimento sobre práticas adotadas e novas ações dos grupos de trabalho que compõem o Comitê.

Comitê discutiu projetos e conheceu ações ambientais da Eletrosul. Foto: Mariana Eli

Anibal Rodrigues Ribeiro Silva, coordenador do SCMA e gerente do Departamento de Meio Ambiente da Eletrobras, destaca que os encontros, realizados três vezes ao ano, são essenciais para o compartilhamento de informações e aprimoramento da gestão ambiental das empresas. 

“Nessa reunião específica, conhecemos melhor a gestão ambiental da Eletrosul. Relatamos a Política Ambiental 4.0, aprovada em todas as instâncias na Eletrobras e que, agora, deve ser ratificada e internalizada pelas Diretorias Executivas e Conselhos de Administração das empresas. Na atualização da Política, foi incorporada uma diretriz voltada ao relacionamento com os índios, razão pela qual a Comissão de Comunidades Indígenas foi transformada em um grupo de trabalho permanente destinado à questão”, comentou Anibal Silva

Projetos

Além disso, foi apresentado, na reunião, o projeto da usina solar implantada no reservatório da hidrelétrica da Chesf em Sobradinho (BA). Inaugurada neste ano, tem capacidade  de  geração de 1MWp (Mega Watt pico). Saiba mais aqui sobre a usina. 

Outro destaque foi o projeto de Ampliação dos Serviços Climáticos para Investimentos em Infraestrutura (que conta com a participação da Eletrosul), proposto pela Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), e ligado aos temas discutidos pelo GT3 – Estratégia Climática, do SCMA. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Usina Solar Flutuante da Chesf foi um dos projetos em destaque. Foto: Divulgação

Agenda 2030

Por videoconferência, Sandro Damásio, assessor da Diretoria de Gestão e Sustentabilidade da Eletrobras, ressaltou a participação da holding no encontro da Organização das Nações Unidas (ONU), em julho, quando foram apresentadas as ações das empresas de acordo com a Agenda 2030, no âmbito do Pacto Global, que contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A ideia é que haja uma unicidade de linguagem de mercado e conscientização junto às áreas financeiras das empresas que integram a Agenda, para que se perceba a relevância da sustentabilidade para os negócios e a atração de novos investimentos.

Para o gerente do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária (DEA), Marlon de Souza Wiggers, as participações da Eletrosul nas reuniões do SCMA são essenciais devido à importância do colegiado e aproximação das Empresas Eletrobras. 

“Fizemos o convite para que a reunião fosse realizada na nossa sede, de forma que pudéssemos participar mais ativamente das discussões e encaminhamentos. O Comitê prontamente aceitou e a equipe do DEA se esforçou para organizar um ótimo evento. É uma excelente oportunidade para conhecer os processos e trabalhos realizados pelas outras empresas do grupo. Pudemos conhecer as melhores práticas de gestão do mercado e novos projetos de lei que estão tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília”, frisou. 

A próxima reunião do Comitê de Meio Ambiente das Empresas Eletrobras está prevista para novembro, em Furnas. Participaram do encontro representantes da Eletrobras, Eletronorte, Chesf, Furnas, CGTEE e Eletrosul.


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

 voltar         topo da página

 

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube