All

Destaque A- A+

29/09/2020 Monitoramento remoto de obras de ampliação

A CGT Eletrosul tem utilizado a funcionalidade de acompanhamento remoto, com câmera de vídeo, em obras de reforço de transmissão. Desde agosto, a Subestação Desterro, situada em Florianópolis (SC), possui sistema de monitoramento em razão da execução de sua ampliação “B”, que consiste na instalação de dois reatores de 230 kV. 

Ferramenta é uma inovação no acompanhamento à distância de obras (Foto: Patrick Cardoso)

A implantação da solução permite que profissionais da Divisão de Construção do Sistema visualizem, em tempo real, os serviços sendo realizados em campo e o avanço das atividades, aumentando a eficiência no gerenciamento das obras. 

Além disso, o acompanhamento remoto traz benefícios como redução de frequência de deslocamento de equipes até o empreendimento (importante medida de prevenção contra Covid-19) e, consequentemente, diminuição de custos de locomoção.

De acordo com o gerente do Departamento de Engenharia do Sistema, Patrick Mendes Cardoso, a ideia já havia sido aplicada anteriormente na CGT Eletrosul e foi retomada especialmente em função da pandemia de coronavírus.  

Ampliação consiste na instalação de dois novos reatores (Foto: Joacir Manoel Honorato)

Para reativar o projeto, foi instalada uma câmera que permite aproximação de imagem, o suficiente para visualizar toda a extensão do pátio em ampliação, viabilizando o monitoramento do desenvolvimento da obra. 

A infraestrutura de telecomunicações da subestação está sendo utilizada para manter o sistema em funcionamento, solução implantada com apoio do Departamento de Automação, Proteção e Telemática. Quem está por trás do acompanhamento é a equipe da da Divisão de Construção do Sistema, que supervisiona as imagens diariamente. 

Sistema também será instalado na Subestação Ijuí 2 (Foto: Joacir Manoel Honorato)

Expansão

A ideia é estender a implementação para outras unidades que estejam passando por reforços de transmissão – um equipamento de vídeo já está sendo montado na Subestação Ijuí 2 (RS), onde ocorre sua ampliação “A”. 

“Neste momento, dispomos de três kits de monitoramento remoto. Nossa intenção é fazê-los circular entre os empreendimentos conforme as obras forem terminando ou quando alcançarmos uma fase que não exija tanto acompanhamento”, explica Patrick Cardoso.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube