Torres

Destaque A- A+

Museu Casa da Memória é inaugurado

No dia 9 de maio, foi oficialmente inaugurado e aberto ao público o Museu Regional Casa da Memória, em Roque Gonzales (RS). O imóvel, restaurado com recursos da Eletrosul, está localizado na Área de Preservação Permanente do reservatório artificial da Hidrelétrica Passo São João (77 MW).

Durante a cerimônia, houve a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Eletrosul e a Prefeitura de Roque Gonzales. O evento contou com a presença de autoridades locais e de todos os municípios da área de influência da usina (Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador), além de representantes da Polícia Ambiental da Brigada Militar e do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul. A programação também fez parte das comemorações de aniversário do município de Roque Gonzales, que completou 53 anos no dia 15 de maio.

O museu está instalado no antigo casarão da família Grings, à beira do lago da usina, e conta a história dos cinco municípios da área de influência da Hidrelétrica Passo São João. A casa de paredes brancas e esquadrias azuis é, agora, um dos principais espaços culturais da região.

Museu conta com cerca de 70 itens catalogados (Foto: Paulo Sérgio Borba)

Seus primeiros moradores foram Germano e Mônica Grings, e a edificação permaneceu com seus descendentes até ser doada por Aloísio Guido Grings à Eletrosul, com a finalidade de incentivar o resgate histórico-cultural da região. A inauguração também contou com a participação de Lúcia Grings, filha de Germano e Mônica, e familiares. A senhora fez um breve relato sobre sua infância na casa, o dia a dia da família e a cidade naquela época. O prédio foi restaurado pela Eletrosul. Ao todo, foram investidos mais de R$ 440 mil.

Regaste da memória local

Construída em estilo alemão na década de 30, a edificação de dois pavimentos passou por uma reforma completa para abrigar o centro cultural. Buscou-se manter, ao máximo, seu padrão arquitetônico e elementos originais. Os componentes destruídos pela ação do tempo foram restaurados ou substituídos; a estrutura recebeu reforço, em função da alteração de uso; os ambientes internos ganharam climatização e o entorno recebeu melhorias, com pavimentação, paisagismo e o plantio de mudas nativas.

As obras começaram em 2015 e foram concluídas em junho de 2016. Desde então, estavam em andamento as tratativas para a celebração do termo de cessão de uso, além da criação de um estatuto de funcionamento na condição de instituição museológica, em conjunto com as cinco prefeituras. Isso possibilita a utilização da casa como espaço de promoção de uma agenda cultural local, recepcionando eventos relacionados à memória e identidade social destinados às comunidades lindeiras.

A criação do espaço obedece às diretrizes do Programa Ambiental de Resgate Sociocultural da Paisagem, condicionante da licença de operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para o empreendimento hidrelétrico. O objetivo é que o museu seja um local para conservar, valorizar e divulgar registros de elementos de valor cultural, histórico e paisagístico da região.

Inicialmente, a exposição permanente da Casa da Memória já conta com cerca de 70 itens catalogados, tombados e divididos em temas – acervos fotográficos contendo um pouco da história da edificação e da família que a construiu e a habitava, um resgate sociocultural da paisagem antes da construção da usina e um resgate da fase de obras, além de um conjunto de peças e objetos antigos da região utilizados nas residências e no trabalho rural. A ideia é que o museu esteja disponível, também, para exposições temporárias ou itinerantes inseridas em seu contexto. A Casa da Memória, localizada na rua Floribaldo Ledur, 390, bairro Grings, fica aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube