Usina

Destaque A- A+

21/07/2020 Nova Central de Geração Hidrelétrica no MS

A CGT Eletrosul está realizando testes para implantação da Central de Geração Hidrelétrica (CGH) Cachoeira Branca, com capacidade instalada de 1,05 MW. A unidade ficará à jusante da barragem da UHE São Domingos, situada no rio Verde, entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, no Mato Grosso do Sul. 

O novo empreendimento aproveitará a vazão sanitária (remanescente), que apresenta o valor de 4,78 m³/s, definido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). O início da operação está previsto para junho de 2021.

Imagem ilustrativa do projeto, com aproveitamento de vazão remanescente (Foto: Alexandre Garghetti)

Conectada diretamente ao sistema de distribuição de energia elétrica da concessionária local, Energisa, a CGH terá sua geração comercializada e será teleoperada de forma similar à da UHE São Domingos, aproveitando a infraestrutura existente. Sua manutenção será executada pela equipe do Centro Regional da CGT Eletrosul, localizado na área da usina. 

No projeto inicial da UHE São Domingos, foi incluída tubulação de espera na barragem, a fim de viabilizar, futuramente, uma CGH, que, neste momento, está sendo implementada pelo Departamento de Engenharia de Geração da CGT Eletrosul. O investimento previsto é de R$ 7,2 milhões.

Andamento do projeto

No final de junho, a comporta ensecadeira de montante da Hidrelétrica São Domingos passou por testes para implantação da CGH Cachoeira Branca. A atividade, efetuada pelo Departamento de Engenharia de Geração, com apoio do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, consistiu na desmontagem de flanges de tubulações de espera e no tamponamento com drenos das tubulações remanescentes. 

Movimentação da comporta ensecadeira de montante (Foto: Marcelo de Medeiros)

Este procedimento permitiu a equalização da pressão e a verificação da movimentação e das condições da comporta, que será a responsável pela entrada da água a ser turbinada pela central geradora.

Todos os bens e serviços eletromecânicos para o empreendimento já foram contratados. Atualmente, está em fase final a contratação das obras civis, que possuem início previsto para o mês de agosto. A CGH Cachoeira Branca deve estar operando plenamente em junho de 2021. 

Os prazos reduzidos do projeto decorrem da utilização de estruturas e conexão direta em linha de transmissão pré-existentes, além da ausência de necessidade de construção de nova barragem.

Saiba mais

De acordo com a normativa 875/2020 da Aneel, as Centrais de Geração Hidrelétrica (CGHs) possuem até 5 MW, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) têm entre 5 MW e 30 MW de potência (a depender do tamanho do reservatório) e as Usinas Hidrelétricas (UHEs) contam com mais de 30 MW. 

Os trâmites da Agência para concessão, permissão ou autorização são consideravelmente mais simples para CGHs, devido ao seu porte. Além disso, seus impactos ambientais são menores, em razão de sua estrutura reduzida. 


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube