Subestação

Destaque A- A+

06/02/2020 Ocorrência em linha de transmissão no RS

Em razão de tempestade acompanhada por fortes rajadas de vento que atingiu o Litoral Sul do Rio Grande do Sul no dia 15 de janeiro, foi registrado, pelo Centro de Operação do Sistema da CGT Eletrosul, o desligamento emergencial da LT Povo Novo – Marmeleiro 2 (525 kV), de propriedade da Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE).

A ocorrência climática comprometeu a estrutura de 13 torres. Desse total, cinco foram completamente derrubadas e oito foram danificadas parcialmente, em uma área de 6,5 km de extensão. Confira como foi o trabalho de reestruturação, concluído no dia 03 de fevereiro, no vídeo abaixo:

Mais de 150 profissionais contratados pela TSLE, empresa que possui participação da CGT Eletrosul (51%) e da CEEE-GT (49%), foram mobilizados para atuar nos trabalhos de recomposição das estruturas, na região da Estação Ecológica do Taim, entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

As atividades de recuperação da LT Povo Novo – Marmeleiro 2 duraram 18 dias. As estruturas danificadas têm cerca de 50 metros de altura e pesam 12 toneladas cada. Foram instaladas torres provisórias de emergência. A linha de transmissão está operando normalmente, com plena carga. A fase final da operação, com a montagem das torres definitivas, deve ser concluída em até seis meses.

Mais de 150 profissionais foram mobilizados para instalação de torres de emergência

A coordenação dos trabalhos foi realizada pela TSLE em conjunto com a equipe de manutenção da Cotesa, com apoio de empresa terceirizada para montagem das estruturas e construção de acessos. A CGT Eletrosul prestou apoio técnico, com sobrevoo de drones para registro do evento.

Os serviços de recuperação das torres foram finalizados às 12h07 e a linha de transmissão foi entregue à operação às 12h30 da última segunda-feira (03/02), dentro do prazo limite estipulado pela Aneel para recomposição do sistema. A energização foi liberada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em seguida.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube