Megawatt

Destaque A- A+

27/07/2020 PCH João Borges comemora sete anos

Há exatos sete anos, no dia 27 de julho, a PCH João Borges iniciava sua operação comercial. Inaugurada oficialmente em 11 de novembro de 2013, está instalada no rio Caveiras, entre São José do Cerrito e Campo Belo do Sul (SC). O empreendimento aumenta a confiabilidade do sistema elétrico regional da Serra catarinense.

Empreendimento está instalado no rio Caveiras (Foto: Venâncio Silvano Máximo)

Através de uma linha de transmissão de 34,5 kV, a energia gerada pela PCH chega à Subestação Coletora Itararé (anexa à Subestação São José do Cerrito, da Celesc) e é escoada pela LT Herval D’Oeste – Vidal Ramos Junior (138 kV), também sob responsabilidade da distribuidora.
Sua potência instalada é de 19 MW, distribuídos em três unidades geradoras. O montante é suficiente para atender a aproximadamente 44 mil residências, o que equivale a cerca de 176 mil pessoas.

Unidade aumentou a confiabilidade energética em Santa Catarina (Foto: Diogo Cesar Coelho)

A PCH João Borges é controlada remotamente, 24 horas por dia, pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da CGT Eletrosul, localizado no edifício-sede, em Florianópolis (SC). Além disso, profissionais do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, de Campos Novos, atuam presencialmente no empreendimento, em horário comercial.

Como medidas de compensação socioambiental pela construção da PCH, a CGT Eletrosul executou 14 programas, com ações relacionadas à qualidade da água, à fauna, à flora, aos proprietários de áreas que foram desapropriadas e à comunidade em geral, além de disponibilizar recursos a órgãos ambientais e municipais.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube