Megawatt

Destaque A- A+

10/12/2019 Profissionais da CGT Eletrosul no Sense

Promovido entre os dias 27 e 29 de novembro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, o 10º Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro (Sense) contou com a exposição de quatro trabalhos técnicos de profissionais da CGT Eletrosul. Confira o resumo de cada um dos artigos.

O principal objetivo do evento é proporcionar um intercâmbio de experiências e atualização técnica a profissionais atuantes nas áreas de segurança do trabalho, saúde e bem-estar, construção, operação e manutenção de sistemas elétricos, recursos humanos e outras relacionadas ao setor energético.

Confira um resumo de cada artigo apresentado no Sense pelos empregados: Reinaldo Ferreira Lino Jr., Geneci Antônio de Araujo, Sérgio Júnior Roncato e Cristiane Spricigo.

Empregados da CGT Eletrosul apresentam artigos em evento nacional

Reinaldo Ferreira Lino Jr. – Coordenador da Equipe de Linhas da Regional de Manutenção da CGT Eletrosul, no Mato Grosso do Sul.

Artigo: Ensaios mecânicos em ferramentas de tracionamento utilizadas na manutenção em linha viva. Propõe a implantação de um tipo de ensaio mecânico para ferramentas de tracionamento de condutores com linha energizada. Atualmente, não existe um teste específico para garantia de não ruptura mecânica dos equipamentos. O ensaio mecânico busca identificar defeitos não perceptíveis em inspeção visual (como fadiga mecânica e pequenas fissuras).

Geneci Antônio de Araujo – Técnico Encarregado de Linhas de Transmissão do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, em Londrina (PR).

Artigo: Utilização de caminhão com cesta aérea isolada para manutenção em sistemas de transmissão. O trabalho buscou otimizar processos propondo a utilização de cesto aéreo isolado. Com isso, obteve-se redução do contingente de profissionais envolvidos na atividade, maior agilidade na execução de tarefas, aumento da segurança e menor esforço ergonômico das equipes durante os serviços com linha energizada, além de diminuição do tempo de indisponibilidade e excelente custo-benefício para a empresa.

Sérgio Júnior Roncato – Encarregado de Subestação do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, em Londrina (PR).

Artigo: Dispositivo auxiliar para instalação de aterramento móvel temporário. O dispositivo desenvolvido tem estrutura multiangular com alça dupla de ancoragem, mecanismo de rotação com rolamento interno, resultando em um sistema equilibrado e com resistência mecânica de rotação nula. Gera-se, assim, esforço muito menor com maior controle do processo, o que tem como consequência um aterramento eficaz, assegurando o bem-estar e a segurança da equipe.

Cristiane Spricigo – Chefe do Setor de Acompanhamento Social e Funcional da Divisão de Segurança e Saúde do Trabalho da CGT Eletrosul.

Artigo: Fatores de risco psicossociais no âmbito do trabalho: avaliação sob perspectiva da Psicologia e do Serviço Social.  Apresentou uma metodologia de análise dos fatores psicossociais, que podem ser tanto protetivos como de riscos à saúde e segurança, envolvidos no trabalho. Para as empresas, identificar esses fatores é importante visando uma atuação preventiva, estratégica e de melhoria contínua dos aspectos que possam intervir na saúde e segurança do trabalho. Isso favorece melhores resultados corporativos, bem como o controle e a eliminação de riscos psicossociais.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube