Megawatt

Destaque A- A+

02/09/2020 Recuperação de LT derrubada por ciclone

Três torres da linha de transmissão Areia – Campos Novos (525 kV), no município de Água Doce, no Meio-Oeste catarinense, foram danificadas por um ciclone que atingiu a região no dia 14 de agosto. O desarme foi registrado às 15h39 pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da CGT Eletrosul. Equipes de três estados foram mobilizadas.

Emergência foi detectada pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da CGT Eletrosul (Foto: Juliano Zago)

O fenômeno climático, acompanhado por granizo, chuva forte e rajadas de vento, provocou a queda da estrutura 240 e avarias nas torres 239 e 241 da LT. A ocorrência não impactou o sistema energético nacional.

Quedas de torres foram ocasionadas por evento climático (Foto: Luciano Martinhago)

De acordo com informações do monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina, a velocidade dos ventos superou 100 km/h. O município de Água Doce decretou estado de calamidade pública devido à destruição ocasionada pelo ciclone.

Cerca de 40 profissionais da Divisão de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão da CGT Eletrosul e das Regionais de Manutenção do Oeste, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná foram mobilizados para atuar de forma emergencial. Os trabalhos de recuperação duraram quatro dias.

Terreno montanhoso e volume de chuvas dificultaram acesso (Foto: Luciano Martinhago)

O maior desafio enfrentado foi a construção de acesso para as equipes e para o guindaste utilizado, em razão de o terreno ser montanhoso e da grande quantidade de chuva nos dias anteriores, fatores que implicariam risco de atolamento ou tombamento durante a movimentação do veículo até a torre caída.

Cerca de 40 profissionais da CGT Eletrosul foram mobilizados (Foto: Juliano Zago)

Os serviços foram finalizados e a LT foi entregue à operação às 20h15 do dia 18 de agosto, dentro do prazo limite estipulado pela Aneel para recomposição do sistema e, portanto, sem aplicação de desconto de receita por indisponibilidade de ativo de transmissão. A energização foi liberada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) às 22h15.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube