Usina

Destaque A- A+

15/09/2020 Referência em disponibilidade de transmissão

Em razão do excelente desempenho operacional, a CGT Eletrosul tem obtido um dos melhores índices de Parcela Variável (PV) do setor elétrico brasileiro, de acordo com relatórios da Eletrobras, e posição de destaque em relação às demais concessionárias. É o segundo melhor resultado, com 0,5%, considerando período de janeiro a julho de 2020.

Resultado demonstra a qualidade na prestação do serviço 

O índice de Parcela Variável consiste no desconto sobre a remuneração mensal das concessionárias por indisponibilidade de ativos de transmissão. Esse mecanismo foi criado com o intuito de incentivar a qualidade dos serviços prestados, vinculando a disponibilidade das estruturas aos proventos recebidos pelas empresas. O valor é calculado de forma proporcional à Receita Anual Permitida.

A baixa taxa de PV da CGT Eletrosul é resultado do esforço e do comprometimento com a qualidade na prestação do serviço público de transmissão de energia. “Esse reconhecimento reafirma a competência técnica de nosso quadro de profissionais e valida as políticas de operação e manutenção adotadas pela companhia, proporcionando elevados índices de disponibilidade e confiabilidade aos nossos ativos de transmissão. Esses fatores nos consolidam como referência no setor elétrico nacional”, destaca Ildo Grüdtner, diretor de Operação da CGT Eletrosul.

O acompanhamento da Parcela Variável feito pela Eletrobras é realizado com base em informações disponibilizadas pelas concessionárias ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Este é o indicador mais importante dentre os avaliados, já que seus resultados têm impacto direto na receita da empresa”, explica Ronaldo Becker, gerente do Departamento de Operação da CGT Eletrosul.

Desempenho Operacional

Na gestão de seus ativos pertencentes à Rede Básica, também no período de janeiro a julho, a CGT Eletrosul apresentou elevados índices de disponibilidade operacional de linhas de transmissão (99,94%) e de transformadores (99,84%).

Devido às características geográficas de onde está situada boa parte das instalações de transmissão da companhia – localidades pouco ou não habitadas, em meio a matas e cravadas em serras –, são inúmeros os desafios ambientais, climáticos e meteorológicos enfrentados para garantir disponibilidade e qualidade no fornecimento de energia. 

Mesmo com esses desafios, os resultados superaram os pactuados com a Aneel – em 2019, por exemplo, a disponibilidade operacional de LTs registrada foi de 99,97%, excedendo a meta de 99,84%, prevista no Plano de Negócios e Gestão 2019-2023.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube