Subestação

Destaque A- A+

27/04/2021 Reforços no sistema de transmissão

Estão em andamento reforços em instalações de transmissão da CGT Eletrosul, da região Sul e Mato Grosso do Sul, para aumento da capacidade e confiabilidade energética na rede. Ações foram aprovadas em Resoluções Autorizativas (REAs) emitidas pela Aneel, entre setembro de 2020 a abril de 2021, para atendimento ao SIN.

Subestação Curitiba, no Paraná, receberá melhorias

Resolução Autorizativa nº 9.655/2021

Publicada no Diário Oficial da União em 4 de fevereiro, é referente a reforços com receita prévia. Os empreendimentos são necessários para melhorar a assistência às regiões catarinenses Norte e Vale do Itajaí, permitindo a integração da futura Subestação Joinville Sul (de propriedade da Neoenergia Vale do Itajaí Transmissão de Energia) e garantindo o escoamento do potencial de geração da porção setentrional do estado.

Tratam-se de reforços de grande porte, que, em geral, visam a implantação de novos módulos para suporte ao SIN. Na REA, o investimento calculado pela Aneel para estas obras é da ordem de R$ 23 milhões – tomando como base a metodologia e os valores do Banco de Preços de Referência da agência reguladora.

Os reforços autorizados envolvem recapacitação de trechos das linhas de transmissão Joinville – Joinville Norte, Blumenau – Joinville e Blumenau – Joinville Norte (230 kV), com prazos de conclusão entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. Atualmente, o Departamento de Engenharia do Sistema (DES) trabalha na elaboração das especificações técnicas necessárias para subsidiar a contratação de fornecimentos e serviços correlatos.

Será instalado grupo motogerador na Subestação Canoinhas, em Santa Catarina

Despacho nº 386/2021

No dia 17 de fevereiro, foi publicado ato autorizativo relativo a reforços sem receita prévia nas subestações Dourados, no Mato Grosso do Sul, Nova Santa Rita, Uruguaiana 5 (CEEE-GT) e Lajeado Grande, no Rio Grande do Sul, Canoinhas (SC) e Curitiba (PR). Estes são reforços de pequeno porte, necessários para aumento de capacidade ou de confiabilidade da rede.

As obras envolvem instalação de novo sistema de registro de perturbações (RDP) na Subestação Dourados, implantação de sistema especial de proteção (SEP) na Subestação Nova Santa Rita, implementação de unidade de bay de proteção diferencial de barras na Subestação Uruguaiana 5 (atividades já concluídas), instalação de grupo motogerador a diesel na Subestação Canoinhas, substituição de transformadores de corrente da Subestação Curitiba e implantação de novo RDP na Subestação Lajeado Grande.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube