Torres

Destaque A- A+

11/02/2021 Revitalização de herbário no Mato Grosso

Companhia Hidrelétrica Teles Pires, da qual a CGT Eletrosul possui participação societária, investiu em melhorias no Herbário da Amazônia Meridional (Herbam), que abriga uma coleção de plantas desidratadas e salas de desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas, da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Espaço de ensino, pesquisa e extensão possui mais de 20 mil amostras de plantas 

Entre as reformas finalizadas em novembro, destacam-se a substituição de telhas e de tubulações para escoamento de água da chuva; a instalação de novas janelas na recepção, na diretoria, no registro e na biblioteca; e o reparo da rede elétrica e das pinturas interna e externa.

Atualmente, o herbário, localizado no município de Alta Floresta e com 290 , possui 26 mil exsicatas (amostras de plantas desidratadas) em seu acervo. Entre elas, 19 novas espécies, descritas nos últimos dez anos. Há, também, material-testemunho de todas as usinas construídas nos rios Teles Pires e Apiacás – a maior parte se refere à Hidrelétrica Teles Pires, incluindo duas novas espécies de orquídea.

É um espaço de ensino, pesquisa e extensão que oferece capacitação e aulas na área de Botânica para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, e disponibiliza, ainda, vagas de estágio para a comunidade acadêmica da Unemat e outras instituições. Recebe alunos das escolas da região e o público em geral, de forma monitorada, por agendamento.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube