Torres

Destaque A- A+

Subestação Atlântida 2 celebra 12 anos

Situada no município de Xangri-Lá, no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Subestação Atlântida 2 celebra seu aniversário de 12 anos de operação comercial hoje (06/05). Inaugurada oficialmente em 24 de setembro de 2007, possui três transformadores, contabilizando 249 MVA de potência instalada.

Além do Sistema Interligado Nacional (SIN), a energia da subestação abastece as cidades gaúchas de Xangri-Lá, Capão da Canoa, Terra de Areia, Arroio do Sal, Torres e o balneário Atlântida Sul, pertencente ao município de Osório. Por ela, passam as LTs Osório 2 e Gravataí 3, em 230 kV; Atlântida, Torres, Arroio do Sal e Osório 1, em 69 kV (pertencentes à CEEE mas operadas pela Eletrosul); e Xangri-Lá, também em 69 kV, de propriedade e operação da Honda Energy do Brasil.

SE Atlântida 2 conecta o parque eólico Xangri-Lá (27 MW) ao SIN (Foto: Paulo José Pavanate)

A unidade é telecontrolada pelo Centro Regional de Operação de Nova Santa Rita e mantida pelo Setor de Manutenção Centralizada da Regional do Rio Grande do Sul. O empreendimento conta com uma ampliação, feita em 2014, que possibilitou a construção do bay da linha que conecta ao SIN o parque eólico Xangri-Lá (Honda Energy), com potência de 27 MW de geração.

Antes de ser construída, a subestação era uma necessidade emergencial para garantir o fornecimento de energia à região, que contava com circuitos sobrecarregados na classe de 69 kV, oriundos de Osório. Em 2006, foi preciso, inclusive, promover racionamento de energia com corte de carga durante o verão em algumas localidades. A obra garantiu fornecimento e qualidade energética para a região, trazendo maior oferta com o sistema de 230 kV e capacidade de transformação, que, mesmo após 12 anos, é considerada superior à demanda da população atendida.


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube