Megawatt

Destaque A- A+

22/05/2020 Subestação Cerro Chato celebra nove anos

Localizada em Sant’Ana do Livramento, na fronteira Oeste gaúcha, a Subestação Cerro Chato completa, hoje (22/05), nove anos de operação. A energia transmitida pela unidade é importante para as cidades de Alegrete, Uruguaiana, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Bagé, entre outras – além do município onde está inserida e o próprio SIN.

Unidade possui duas ampliações e sete transformadores (Foto: Darian Guerra)

Possui sete transformadores e uma potência instalada de 245 MVA. Por ela, passam linhas subterrâneas e aéreas de 34,5 kV, provenientes dos parques eólicos adjacentes, e a LT Cerro Chato – Livramento 2 (230 kV). A inauguração oficial do empreendimento ocorreu em 18 de junho de 2012. 

A Subestação Cerro Chato é mantida pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, de Sant’Ana do Livramento (RS), e telecontrolada pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico, também da CGT Eletrosul.

A unidade conta com duas ampliações, projetadas para atender à Eólicas do Sul e ao Entorno 2 do Complexo Eólico Cerro Chato (parques Galpões, Coxilha Seca e Capão do Inglês). Além disso, está em andamento, sob responsabilidade da Taesa, a conexão de uma linha de 230 kV e cerca de 10 quilômetros de extensão entre as subestações Livramento 3 e Cerro Chato.

Um fato marcante no contexto do empreendimento é que, na região onde foi construído, nasceu, em 12 de julho de 1927, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, homem que se transformou em símbolo do gauchismo. O tradicionalista morava a aproximadamente 200 metros da área de instalação da subestação. Ali, viveu grande parte de sua vida, até a implantação do Complexo Eólico Cerro Chato – quando participou do início das obras.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube