Torres

Destaque A- A+

Subestação Ijuí 2 completa 6 anos

Em operação desde 14 de abril de 2013, a Subestação Ijuí 2 celebra seis anos no próximo domingo. Sua energia é importante para milhares de brasileiros e, especialmente, para a região Noroeste do Rio Grande do Sul – que tem Ijuí como o município mais populoso.

Por ela, passam duas linhas de 230 kV, que possibilitam as conexões com o Sistema Interligado Nacional (SIN): Santo Ângelo 2 e Hidrelétrica Passo Real, ambas da CEEE. Há, também, um setor de 69 kV, que conta com quatro interligações: DEMEI (Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí), Panambi 2 (Hidropan), Ceriluz e Ijuí 1, da RGE, que se conecta com uma subestação da CEEE.

SE Ijuí 2 foi inaugurada em abril de 2013 (Foto: Cleusa Frese)

Seus dois transformadores somam um total de 166 MVA de potência instalada. A SE Ijuí 2 é telecontrolada pelo Centro Regional de Operação de Areia (COARE), que fica no Paraná. Já os serviços de manutenção e apoio à operação são de responsabilidade do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Santo Ângelo (CRSAN).

Para reforçar o sistema de transmissão na região, a Aneel autorizou a Eletrosul, em 2018, a realizar a ampliação “A” da SE, que compreende a instalação do terceiro transformador trifásico, com potência de 83 MVA, e os respectivos módulos de conexão de 230 e 69 kV. O projeto está em fase de contratação e a entrada em operação está prevista para o primeiro semestre de 2020.


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube