Usina

Destaque A- A+

01/01/2021 Uma década da Termelétrica Candiota III

Com 350 MW de capacidade instalada, hoje (01/01), a Termelétrica Candiota III (Fase C) completa 10 anos de operação comercial. A usina utiliza como combustível o carvão mineral da região de Candiota (RS), inserida na porção Sul do estado e onde se encontram 38% das reservas brasileiras desse energético.

O início de operação da UTE Candiota III, em 2011, confirmou o entendimento do carvão como indutor de desenvolvimento regional e nacional, através da produção de eletricidade para atendimento ao mercado brasileiro de forma ambientalmente adequada, posto que conta com sistema de controle de emissões, segura e a preços competitivos, contribuindo para e reforçando a confiabilidade de abastecimento e a geração de emprego e renda. 

Usina passou por amplo processo de modernização

O empreendimento tem função estratégica, de controle de tensão do sistema de transmissão da região, e fundamental importância para operação da segunda interligação Brasil – Uruguai. A Fase C é basicamente composta por caldeira, conjunto turbina/gerador e sistemas periféricos. O empreendimento, da CGT Eletrosul, se conecta ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da Subestação Presidente Médici, da CEEE-GT, em 230 kV. 

A usina é controlada por um Centro de Operação instalado na própria unidade, em Candiota. De dezembro de 2018 a março de 2019, a usina passou por amplo processo de modernização.

Tecnologia

A Termelétrica Candiota III é dotada de equipamentos de controle de emissões, em conformidade com a legislação pertinente. Para garantir o atendimento aos padrões determinados em sua Licença de Operação, a usina conta com tecnologia de abatimento de material particulado integrada ao sistema de dessulfurização, além de queimadores de baixa emissão de óxidos de nitrogênio e infraestrutura de monitoramento contínuo. Procedimentos ambientais relativos ao consumo de água, tratamento de efluentes e à destinação final de resíduos sólidos industriais também são rigorosamente adotados.

Como condicionante de renovação da sua Licença de Operação, e de maneira antecipada, foi instalada planta de beneficiamento de carvão, que iniciou sua operação em março de 2020 e serve para melhorar a qualidade do combustível, aumentando sua eficácia e reduzindo significativamente a emissão de gases de efeito estufa e custos operacionais. Cada um de seus quatro módulos tem capacidade de produzir 120 toneladas de carvão beneficiado por hora.

Manutenção

Em junho de 2020, com histórico de geração amplamente satisfatório após a grande intervenção finalizada em 2019 e em função de parada não prevista do conjunto turbina/gerador, foi realizada nova manutenção prolongada, para sua recuperação plena. Mesmo com cenário adverso, decorrente da pandemia, as atividades foram concluídas de forma exitosa, graças ao comprometimento das equipes de operação e manutenção da Termelétrica Candiota III, que contaram com apoio de outras áreas da CGT Eletrosul.

Para a execução deste último procedimento corretivo, notadamente nas barras do estator do gerador, foi contratada uma companhia especializada com atuações anteriores em Empresas Eletrobras. Além do reparo propriamente dito, a prestadora de serviço contribuiu para aprendizado referente à recuperação de máquinas do porte da unidade geradora da Fase C, por meio de mão de obra nacional. Além disso, as subsidiárias Cepel e Eletronuclear auxiliaram nos trabalhos de diagnóstico e testes.

Em paralelo, foi conduzido plano de manutenção preventiva anual da usina em diversos sistemas periféricos, o que culminou no retorno à operação da unidade geradora em 21 de novembro, em conformidade com as demandas do Operador Nacional do Sistema Elétrico e dentro dos parâmetros condicionantes presentes em sua Licença de Operação.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube