INSTITUCIONAL
Acesso à Informação
A Empresa
Mercado de atuação
Responsabilidade Social
Pesquisa e Desenvolvimento
Meio Ambiente
Sistema de Transmissão
Sistema de Geração
Demonstrações Financeiras Relatório de Administração
Processos de Contas Anuais
Participações Societárias
Gestão de Pessoas
         Plano de Saúde
Ouvidoria
Comitê de Gênero e Raça
Espaço Cultural
Relatório de Sustentabilidade Eletrosul
ELETROBRAS - Relatórios de Sustentabilidade
Premiações

 
Releases
Aneel assina concessão com Eletrosul e CEEE para empreendimentos de transmissão no Sul
Data: 27/08/2012


Serão investidos aproximadamente 700 milhões no sistema que integrará os novos complexos eólicos da região litorânea do Rio Grande do Sul ao SIN


O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, assinou, nesta segunda-feira (27), o contrato de concessão com a Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE) – empresa constituída pela Eletrosul (51%) e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT (49%) para construção do sistema de transmissão que permitirá o aproveitamento do potencial eólico da região litorânea do Rio Grande do Sul. Além da conexão dos complexos eólicos que a Eletrosul irá implantar ao sul do litoral gaúcho, as novas instalações integrarão a região ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


Com investimentos de aproximadamente R$ 700 milhões, serão construídos aproximadamente 490 quilômetros de linhas de transmissão e três subestações, além da ampliação de uma unidade já existente. O prazo previsto pela Aneel para conclusão das obras é de 24 meses, mas a expectativa da Eletrosul é de antecipar para o início de 2014.


"Queremos antecipar a entrega do sistema de transmissão para compatibilizar com o cronograma de conclusão de nossos complexos eólicos, previsto para o primeiro trimestre de 2014", justificou o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, presente à assinatura do contrato de concessão. A Eletrosul irá construir dois complexos – em Santa Vitória do Palmar e Chuí –, que somam 402 megawatts de capacidade instalada, capaz de atender o consumo de mais de 2,5 milhões de habitantes. "Além dos nossos empreendimentos, essa conexão viabiliza a expansão da geração eólica naquela região, que tem um potencial enorme a ser explorado. O incremento na geração de energia e a integração com o sistema elétrico nacional virão a favorecer o desenvolvimento econômico da região", complementou.


Os empreendimentos – objeto do contrato de concessão assinado nesta segunda-feira (27) – fizeram parte do lote A do leilão de transmissão da Aneel, realizado em junho, e compreendem as subestações Povo Novo (525/230 kV), Marmeleiro (525 kV) e Santa Vitória do Palmar (525/138 kV); a ampliação da Subestação Nova Santa Rita; linhas de transmissão Nova Santa Rita – Povo Novo, Povo Novo – Marmeleiro, Marmeleiro – Santa Vitória do Palmar (todas em 525 kV); seccionamento da linha Camaquã 3 – Quinta na SE Povo Novo (230 kV).


Assessoria de Comunicação Social e Marketing – ACS-


Ass. de Imprensa: Umberto Caletti: (51) 3489-2966 (51) 9119-7590 / umberto.caletti@eletrosul.gov.br


Coordenação: Jonatas Andrade: (48) 3231-7917 (11) 7705-1657 / jonatas.silva@eletrosul.gov.br


Releases
30/06/2014Maior usina solar da América Latina integrada a edifício é inaugurada pela Eletrosul
17/06/2014Eletrosul adota tecnologia inédita em sistema de transmissão de complexo eólico
23/05/2014Nova hidrelétrica da Eletrosul receberá 60 milhões de euros
05/05/2014Extremo Sul terá maior complexo eólico da América Latina
24/04/2014Eletrosul estuda aproveitamento energético de resíduos

  Sala de imprensa