INSTITUCIONAL
Acesso à Informação
A Empresa
Mercado de atuação
Responsabilidade Social
Pesquisa e Desenvolvimento
Meio Ambiente
Sistema de Transmissão
Sistema de Geração
Demonstrações Financeiras Relatório de Administração
Processos de Contas Anuais
Participações Societárias
Gestão de Pessoas
         Plano de Saúde
Ouvidoria
Comitê de Gênero e Raça
Espaço Cultural
Relatório de Sustentabilidade Eletrosul
ELETROBRAS - Relatórios de Sustentabilidade
Premiações

 
Releases
Projeto Hortas Comunitárias promove a inclusão social
Data: 24/11/2005

26/11/2005

           

Projeto Hortas Comunitárias promove a inclusão social


 

 

Uma parceria entre a Eletrosul, a Prefeitura Municipal de Ilhota e a Associação dos Moradores do Bairro Ilha Bela, garantirá uma alimentação saudável e maior qualidade de vida para 26 famílias que vivem nas proximidades da linha de transmissão Ilhota-Joinville, de 138 kV. Através do Projeto Hortas Comunitárias – que visa a manutenção e a preservação das áreas correspondentes às faixas de terra que passam embaixo das linhas da Eletrosul e em imóveis de sua propriedade, especialmente próximos aos grandes centros urbanos – a comunidade está plantando e, em breve, colherá verduras e legumes, todos cultivados sem o uso de agrotóxicos. A inauguração da horta será neste sábado, às 10 horas, no Bairro Ilha Bela, com a presença do presidente da Eletrosul, Milton Mendes de Oliveira, e do prefeito municipal de Ilhota Ademar Felisky.

Para a implantação da horta, que tem mais de 3,3 mil m² de área, a Eletrosul disponibilizou o material necessário para o cercamento, 9.500 mudas de hortaliças para o primeiro plantio, além de 250 mudas de flores ornamentais a serem plantadas no entorno da cerca. O investimento da Empresa foi de aproximadamente R$ 17 mil. Em contrapartida, a Prefeitura disponibilizou as máquinas e os equipamentos para limpeza do terreno, a preparação dos canteiros, e a assistência técnica. O Projeto conta também com a parceria da Frigovale Indústria de Alimentos do Vale do Itajaí S.A., Calwer Mineração e EPAGRI.

 

            Além de garantir uma alimentação mais saudável para as famílias, a horta comunitária também promove a inclusão social, uma vez que o excedente pode ser vendido para o comércio local. Em Ilhota, os beneficiados estão cultivando alface, repolho, rúcula, brócolis, salsinha, cebolinha, acelga, chicória, beterraba, pepino, abóbora, milho, batata doce e mandioca.

 

O Projeto


O Projeto Hortas Comunitárias – que surgiu como uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Imobiliário e do Meio Ambiente da Eletrosul e da Regional de Manutenção do Paraná – tem o objetivo de promover a inclusão social e gerar renda para as comunidades que vivem próximas às linhas de transmissão. Através de parcerias firmadas entre a Empresa e entidades organizadas, filantrópicas, associações comunitárias, entes públicos, empresas da iniciativa privada etc., expandem-se as áreas verdes dos centros urbanos e inibem-se ocupações irregulares nas áreas de segurança.

 

Em Santa Catarina, o Projeto foi implantado também em Palhoça e Joinville, e nos municípios de Siderópolis e Jaraguá do Sul encontra-se em fase de implantação. As duas hortas existentes em Palhoça beneficiam 46 famílias diretamente, cerca de 43 indiretamente, além de uma escola com aproximadamente 450 pessoas, entre alunos, professores e servidores. Já em Joinville, cerca de 100 famílias do Bairro Costa e Silva são beneficiadas. No estado do Paraná, por enquanto, o Projeto Hortas Comunitárias foi implantado em Curitiba, onde 206 famílias são atendidas diretamente pelo programa e aproximadamente 1.200 indiretamente. Em breve serão liberadas mais cinco áreas para cultivo, uma em Araucária e quatro em Curitiba. Ao todo, as novas hortas deverão beneficiar 483 famílias.

 


 

SERVIÇO:

 

O Quê: inauguração da Horta Comunitária  de Ilhota

Quando: sábado (dia 26)

Hora: 10 horas

Onde: Av. Padre Carlos Guesser – Bairro Ilha Bela – Ilhota (SC)

 

 

 

 
 

Releases
16/12/2014Novo Atlas Eólico coordenado pela Eletrosul é lançado no Rio Grande do Sul
26/11/2014Prédios da Eletrosul serão os primeiros a receber o Selo Procel Edificações
18/11/2014Eletrosul arremata maior lote de transmissão em leilão da Aneel
03/11/2014Eletrosul abre inscrições para Programa Jovem Aprendiz
30/06/2014Maior usina solar da América Latina integrada a edifício é inaugurada pela Eletrosul

  Sala de imprensa