Jovens

Geração A- A+

Após ter seu parque gerador totalmente privatizado, em 1998, a Eletrosul recebeu em 2004 a licença para voltar ao negócio de geração e, desde então, tem trabalhado intensamente com foco na sustentabilidade. Dez anos depois, reposicionou-se no mercado de geração como referência nacional em energias renováveis.

Hoje, a matriz energética da Eletrosul é 100% limpa, proveniente das fontes hídrica, eólica e solar, totalizando 2,1 gigawatts (GW) de potência instalada – energia suficiente para atender ao consumo de uma população com cerca de 12 milhões de pessoas. Os investimentos em geração, próprios e em parceria, giram em torno de R$ 8 bilhões em ativos.

 

 

HIDRELÉTRICAS

Desde 2013, a Eletrosul registra a operação plena de cinco hidrelétricas, com total de 522,5 MW de potência instalada: UHE Passo São João (77 MW), no Rio Grande do Sul, UHE Governador Jayme Canet Junior (363 MW), no Paraná, e UHE São Domingos (48 MW), em Mato Grosso do Sul, além das PCHs Barra do Rio Chapéu (15,15 MW) e João Borges (19 MW), em Santa Catarina. Em parceria, a Eletrosul também participa de empreendimentos estruturantes, como a Hidrelétrica Jirau (3.750 MW), em Rondônia, e a Hidrelétrica Teles Pires (1.820 MW), entre o Pará e Mato Grosso, assegurando assim o reforço energético necessário para a continuidade do desenvolvimento econômico e social do País.

 Empreendimentos Hidrelétricos

 

EÓLICAS

Na geração de energia a partir dos ventos, a Eletrosul é a maior investidora da região Sul e um dos maiores players do País. Somente no Rio Grande do Sul, foram investidos aproximadamente R$ 3,8 bilhões em empreendimentos eólicos que totalizam 800 MW de capacidade instalada.

Complexo Eólico Campos Neutrais – o maior da América Latina, implantado nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí – reúne três grandes parques: Geribatu, Chuí e Hermenegildo –, que somam 583 MW.

Em operação plena desde dezembro de 2011, o Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, foi o primeiro empreendimento da estatal nesse segmento, com 90 MW. O complexo eólico foi ampliado em mais 127 MW com a construção de outros oito parques, que entraram em operação comercial em 2015, totalizando 217 MW de capacidade instalada.

 Empreendimentos Eólicos

 

SOLAR

Reafirmando sua posição de vanguarda no incentivo ao desenvolvimento de fontes alternativas de energia, a sede administrativa da Eletrosul, em Florianópolis (SC), foi transformada em um complexo de geração fotovoltaica – o maior da América Latina integrado a um edifício. A Usina Megawatt Solar (1 MWp), produz energia suficiente para atender a aproximadamente 540 residências.

A mais recente meta da Eletrosul no segmento é prospectar investimentos em usinas solares não só fotovoltaicas, mas também de concentração. Junto a empreendimentos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a empresa instalou estações solarimétricas para iniciar estudos de viabilidade técnica e financeira.

 Vídeo Megawatt Solar

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube