O sistema de transmissão próprio da Eletrosul é constituído por 44 subestações* e uma conversora de frequência (Conversora Uruguaiana), e possui capacidade total de transformação superior a 25 mil MVA, além de aproximadamente 11 mil km de linhas de transmissão. Também tem envolvimento em mais 55 subestações de propriedade de outras empresas, nas quais conta com equipamentos e bays instalados, ou presta serviços de manutenção e operação. Detém ainda relevante participação em grandes empresas transmissoras, como a TSBE e a TSLE, por exemplo. Hoje, a Eletrosul é responsável por aproximadamente 10% do sistema de transmissão do País. Na gestão dos ativos pertencentes à Rede Básica, a Empresa apresenta indicadores operacionais de transmissão superiores a 99%.
Estão em implantação conjuntos de empreendimentos resultantes de leilões da Aneel e diversas ampliações, além de melhorias e reforços nas instalações existentes, evidenciando o comprometimento da Eletrosul em aumentar a confiabilidade e flexibilidade do sistema elétrico nacional.
*Balanço 2016
O sistema de transmissão da Eletrosul é operado ininterruptamente por meio de cinco Centros Regionais de Operação (CROI), localizados estrategicamente na região de atuação da Empresa. Toda a supervisão é centralizada no Centro de Operação da Transmissão (COT), que faz parte do Centro de Operação do Sistema Eletrosul (COSE).
EMPREENDIMENTOS EM PARCERIA (consulte aqui)
Interligação Elétrica Brasil - Uruguai:
Em parceria com a holding Eletrobras, a Eletrosul é responsável pela operação do sistema interligado de transmissão Brasil – Uruguai. Concluído em 2015, o empreendimento possibilita o intercâmbio eletroenergético entre os dois países. A interconexão compreende uma subestação de 525/230 kV na região de Candiota (RS) e duas linhas de transmissão: a LT 525 kV Candiota-Melo, com 60 km no lado brasileiro, interligada ao sistema de 525 kV uruguaio, e a LT 230 kV Presidente Médici-Candiota, com 3 km de extensão.
Novos Empreendimentos:
Dois grandes conjuntos de empreendimentos, arrematados no Leilão de Transmissão 004/2014 da Aneel, serão implantados em parceria com empresas do setor elétrico:
Rio Grande do Sul: o projeto do Lote A prevê investimento de R$ 3,967 bilhões para viabilizar a construção de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito subestações e a ampliação de 14 subestações existentes. O novo sistema de transmissão irá viabilizar o escoamento de energia de futuros parques eólicos, além de estabelecerá um novo ponto de atendimento no Norte do Estado e aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Mato Grosso do Sul: o conjunto de obras do Lote E é composto por uma subestação, duas linhas de transmissão que totalizam 265 quilômetros e 300 MVA de capacidade de transformação. Com investimentos de R$ 200 milhões, os empreendimentos irão contribuir para a melhoria do atendimento pela distribuidora local e viabilizar o escoamento do potencial de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) da região Nordeste do Estado.
PORTAL DE FATURAS
Consulte as faturas e boletos bancários relativos ao Faturamento da Receita de Transmissão (Encargos de Uso da Rede Básica e de Conexão) no Portal de Faturas.
Outras informações pelo telefone (48) 3231-7918 e pelo e-mail faturamento@eletrosul.gov.br.
NORMAS ELETROBRAS DE PINTURA ANTICORROSIVA
Consulte aqui as normas técnicas para os serviços de pintura anticorrosiva, aprovadas pelo Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras.