Engenheiros

Transmissão A- A+

O sistema de transmissão próprio da Eletrosul é constituído por 44 subestações* e uma conversora de frequência (Conversora Uruguaiana), e possui capacidade total de transformação superior a 25 mil MVA, além de aproximadamente 11 mil km de linhas de transmissão. Também tem envolvimento em mais 55 subestações de propriedade de outras empresas, nas quais conta com equipamentos e bays instalados, ou presta serviços de manutenção e operação. Detém ainda relevante participação em grandes empresas transmissoras, como a TSBE e a TSLE, por exemplo. Hoje, a Eletrosul é responsável por aproximadamente 10% do sistema de transmissão do PaísNa gestão dos ativos pertencentes à Rede Básica, a Empresa apresenta indicadores operacionais de transmissão superiores a 99%.

Estão em implantação conjuntos de empreendimentos resultantes de leilões da Aneel e diversas ampliações, além de melhorias e reforços nas instalações existentes, evidenciando o comprometimento da Eletrosul em aumentar a confiabilidade e flexibilidade do sistema elétrico nacional.

*Balanço 2016

O sistema de transmissão da Eletrosul é operado ininterruptamente por meio de cinco Centros Regionais de Operação (CROI), localizados estrategicamente na região de atuação da Empresa. Toda a supervisão é centralizada no Centro de Operação da Transmissão (COT), que faz parte do Centro de Operação do Sistema Eletrosul (COSE).

  EMPREENDIMENTOS EM PARCERIA (consulte aqui)

 

Interligação Elétrica Brasil - Uruguai:

Em parceria com a holding Eletrobras, a Eletrosul é responsável pela operação do sistema interligado de transmissão Brasil – Uruguai. Concluído em 2015, o empreendimento possibilita o intercâmbio eletroenergético entre os dois países. A interconexão compreende uma subestação de 525/230 kV na região de Candiota (RS) e duas linhas de transmissão: a LT 525 kV Candiota-Melo, com 60 km no lado brasileiro, interligada ao sistema de 525 kV uruguaio, e a LT 230 kV Presidente Médici-Candiota, com 3 km de extensão.

 

Novos Empreendimentos:

Dois grandes conjuntos de empreendimentos, arrematados no Leilão de Transmissão 004/2014 da Aneel, serão implantados em parceria com empresas do setor elétrico:

Rio Grande do Sul: o projeto do Lote A prevê investimento de R$ 3,3 bilhões para viabilizar a construção de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, sete novas subestações e a ampliação de 16 subestações existentes. O novo sistema de transmissão irá viabilizar o escoamento de energia de futuros parques eólicos, além de estabelecerá um novo ponto de atendimento no Norte do Estado e aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mato Grosso do Sul: o conjunto de obras do Lote E é composto por uma subestação, duas linhas de transmissão que totalizam 265 quilômetros e 300 MVA de capacidade de transformação. Com investimentos de R$ 200 milhões, os empreendimentos irão contribuir para a melhoria do atendimento pela distribuidora local e viabilizar o escoamento do potencial de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) da região Nordeste do Estado.

 


  PORTAL DE FATURAS

Consulte as faturas e boletos bancários relativos ao Faturamento da Receita de Transmissão (Encargos de Uso da Rede Básica e de Conexão) no Portal de Faturas.

Outras informações pelo telefone (48) 3231-7918 e pelo e-mail faturamento@eletrosul.gov.br.

 


   NORMAS ELETROBRAS DE PINTURA ANTICORROSIVA

Consulte aqui as normas técnicas para os serviços de pintura anticorrosiva, aprovadas pelo Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras.ue para consultar.

 


 

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube