Usina

Notícias A- A+

21/03/2019 Hidrelétrica Passo São João completa 7 anos

Localizada em Roque Gonzales (RS), a Hidrelétrica Passo São João (77 MW) completa 7 anos de operação comercial no dia 21 de março. A usina marcou o retorno da Eletrosul ao segmento de geração de energia hidrelétrica. O empreendimento é modelo para as Empresas Eletrobras, de acordo com a análise de indicadores da sua planta, apresentado no Relatório Anual dos Empreendimentos de Referência 2018.

O levantamento, elaborado pela Diretoria de Geração da holding, adota critérios estabelecidos no procedimento de Acompanhamento do Desempenho Operacional dos Empreendimentos de Geração (P-SCO-001), para selecionar as suas referências anuais. No ano passado, a empresa selecionou quatro empreendimentos de referência, de acordo com o desempenho operacional. Um deles é a UHPJ da Eletrosul, na categoria usinas, com disponibilidade acima de 92%.

O empreendimento é modelo para as Empresas Eletrobras

“A subsidiária é a que retornou mais recentemente à geração e, mesmo assim, somados os esforços dos trabalhadores da Eletrosul, é muito gratificante ver a usina ser reconhecida desta forma”, ressalta Rafael Freitas Ferreira, engenheiro da Divisão de Engenharia de Manutenção da Geração, que à época participou do comissionamento da UHPJ e, atualmente, é responsável por procedimentos de manutenção e ensaios elétricos nas unidades geradoras e dos sistemas de média tensão das usinas da empresa.

Para o gerente do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da Usina de Passo São João, Alexandre Pillon Licht, o resultado desta conquista é fruto do trabalho dedicado das equipes de manutenção, apoiadas pela Regional de Manutenção e Apoio à Operação do Oeste. “Eles buscam continuamente o aprimoramento de seus conhecimentos e excelência nas especializações de suas atividades, com planejamento focado nos indicadores de confiabilidade e de comercialização energética desta planta de geração”, frisa.

Luiz Celcio Minski, gerente do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Eletrosul, destaca a participação na montagem, comissionamento e operação local da UHPJ durante dois anos. “Utilizamos ao máximo os recursos das unidades geradoras e do reservatório, sempre com foco na segurança e maximizando a geração com os recursos disponíveis”, comenta. Ele recorda que após os dois primeiros anos de operação, a usina passou a ser controlada a partir do Cose, situado na Sede, em Florianópolis (SC).

O empreendimento conta com duas unidades geradoras, que juntas somam 77 MW, em sua casa de força. O vertedouro é composto por seis comportas que atuam na regulação do reservatório. A capacidade média de geração bruta é de 430.886,00 MWh/ano, garantindo o pleno funcionamento e o escoamento da energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube