All

Notícias A- A+

28/10/2019 Museu Estação do Mar é inaugurado com apoio da Eletrosul

Com exposição de espécies marinhas raras, algumas delas ameaçadas de extinção, e peças paleontológicas, arqueológicas e históricas, o Museu Estação do Mar (Mema) foi inaugurado na última sexta-feira (25/10), em Florianópolis (SC), com apoio da Eletrosul.

Museu promove educação, cultura e turismo na capital catarinense (Foto: Divulgação)

O Mema está localizado em espaço anexo ao Floripa Shopping, na SC 401, nº 3116 – local cedido a partir de um acordo do Ministério Público Federal e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o Instituto Noah e o Instituto Cultural Soto. As visitas podem ser realizadas de segunda a sábado, das 14h às 18h.

Com o objetivo de incentivar a educação, a cultura e o turismo na capital catarinense, além de demonstrar a biodiversidade marinha e a importância do cuidado ambiental para preservação das espécies, o Mema, que tem curadoria do pesquisador Jules Soto, conta com extenso acervo de espécies marinhas consideradas raras, como peças de um tubarão-branco e os dois menores golfinhos já encontrados no Brasil.

Estrutura do menor golfinho já encontrado no Brasil

Outro destaque do acervo são as tartarugas marinhas. Entre as espécies representadas, está a tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga gigante, que, nos próximos anos, pode entrar em processo de extinção irreversível. O museu também possui acervo de espécies invertebradas, como é o caso dos corais de profundidade, outro atrativo do espaço.

O Mema dispõe de salas de aula e estrutura para receber estudantes desde o ensino fundamental até universitários, além do público em geral, para visitas guiadas e repletas de informação. Uma das propostas é conscientizar sobre a importância da vida marinha e sobre como nossas ações podem contribuir para a preservação do meio ambiente e das espécies.

Tartaruga-de-couro é a maior tartaruga marinha

Na primeira seção do museu, peças paleontológicas, arqueológicas e históricas de todos os períodos da humanidade encontram-se relacionadas com os impactos ambientais deixados pelo homem. Já a segunda parte da exposição apresenta os ambientes costeiros e marinhos, destacando as espécies ameaçadas de extinção presentes no litoral catarinense. Maxilas originais de um tubarão-branco são um exemplo do que o público pode conferir nesta seção – há apenas outra peça igual a essa em exposição na América do Sul.

Maxilar de tubarão-branco é peça rara em exposição

Além da Eletrosul, o Museu Estação do Mar recebeu apoio da Marinha do Brasil, da Universidade do Vale do Itajaí, do Ministério Público Federal, do ICMBio e do Floripa Shopping.

Para escolas com interesse em realizar visitas guiadas com seus alunos, o agendamento deve ser feito a partir do email: contato@museuestacaodomar.org.br.

Serviço

O quê: Museu Estação do Mar

Onde: Anexo ao Floripa Shopping - SC 401, 3116 - Saco Grande, Florianópolis

Entrada: R$ 10,00 Inteira / R$ 5,00 Meia

Quando: De segunda-feira a sábado (exceto feriados), das 14h às 18h. 

Contato: (48) 3235-1566


Assessoria de Imprensa | Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@eletrosul.gov.br

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Youtube