Megawatt

Notícias A- A+

06/10/2020 Nova iluminação na Hidrelétrica Passo São João

Na Hidrelétrica Passo São João (77 MW), situada em Roque Gonzales (RS), toda a iluminação do vertedouro foi substituída, recentemente, por tecnologia LED. O antigo sistema, composto por lâmpadas de vapor de sódio e sem reprodução de cores, estava obsoleto e sua posição física impedia a realização de manutenções. 

Sistema consome 82% menos energia que o anterior (Foto: Alexandre Pillon)

O novo projeto foi idealizado e desenvolvido pelo técnico mecânico Gustavo Cardoso Vieira, que elaborou um esquema de articulação para os postes, possibilitando o tombamento manual a nível de solo e facilitando a instalação e intervenções futuras, e pelo eletrotécnico Silbert dos Santos Lemos Neto, que executou a adequação dos circuitos elétricos e acionamentos das luminárias. 

A pesquisa necessária (materiais, eficiência, espectro e tonalidades da escala de cores Kelvin) foi de autoria do gerente Alexandre Pillon Licht. Os três profissionais atuam no Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, da Hidrelétrica Passo São João.

No total, foram montados sete postes, com consumo 82% menor em comparação ao sistema anterior. A expectativa de vida útil das novas lâmpadas é de 30 mil horas e seu fluxo luminoso individual é de aproximadamente 20 mil lúmens. A mudança melhorou o trabalho noturno da Operação, que precisa observar o reservatório e realizar a leitura das réguas por meio de câmeras.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube