All

Notícias A- A+

31/05/2021 Projeto da CGT Eletrosul vice-campeão em Prêmio de Inovação

Foram anunciados, na última quinta-feira (27/05), os vencedores do 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras. O evento, transmitido de forma online, reconheceu os profissionais que apresentaram alternativas e benefícios através dos projetos submetidos. A CGT Eletrosul teve dois projetos agraciados com segundo e terceiro lugar.

Na categoria Socioambiental, em soluções de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), a CGT Eletrosul conquistou o 2º lugar com o trabalho “Ferramenta computacional de prognóstico e diagnóstico da qualidade do ar da região de Candiota (RS)”, de autoria de Luis Eduardo Brose Piotrowicz, especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e gerente da Divisão de Gestão Ambiental da Usina Termelétrica. 

A iniciativa consistiu no desenvolvimento de um dispositivo digital que proporcionasse a antecipação de ocorrências de baixa dispersão com degradação da qualidade do ar. A ferramenta computacional foi viabilizada por meio de projeto de P&D Aneel, em convênio com o Laboratório de Meteorologia e Qualidade do Ar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

O mecanismo integra modelos de prognóstico e diagnóstico em relação à qualidade do ar e à meteorologia da região de Candiota. Desde sua implementação, em 2017, a companhia não recebeu mais autos de infrações ambientais relacionadas ao tema na localidade. Para saber mais, assista ao vídeo do projeto aqui.

Ainda na categoria Socioambiental, mas em soluções de profissionais das Empresas Eletrobras, a CGT Eletrosul ficou em 3º lugar com o projeto “Avaliação de risco estrutural e operacional para linhas de transmissão da CGT Eletrosul considerando os impactos da mudança do clima”, de coordenação de Diego Luis Tedesco Dandolini, engenheiro civil da Divisão de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão, e autoria de equipe multidisciplinar de profissionais da companhia e externos.
 
Este trabalho buscou aprimorar os serviços climáticos nacionais quanto ao planejamento e à análise de riscos climáticos para investimentos em infraestrutura – no caso da CGT Eletrosul, em linhas de transmissão. Foi criada uma matriz de avaliação baseando-se em dados de clima atuais e futuros, com identificação de medidas de adaptação para que os recursos financeiros sejam melhor aplicados. Assista ao vídeo para saber mais sobre o projeto.

Profissionais de CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Furnas, Cepel e Itaipu participaram desta primeira edição da premiação, inscrevendo um total de 89 projetos – 11 deles representaram a CGT Eletrosul como finalistas.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube