Megawatt

Notícias A- A+

22/04/2021 Subestação Biguaçu comemora 13 anos

Localizada na cidade catarinense de mesmo nome, a Subestação Biguaçu completa, hoje (22/04), 13 anos de operação comercial. Essencial para a região da Grande Florianópolis, possui 2.616 MVA de potência instalada. Passam por ela duas linhas de transmissão de 525 kV, quatro de 230 kV e seis de 138 kV.

Empreendimento foi construído para reforçar sistema no Litoral catarinense (Foto: Hermínio Nunes)

Telecontrolada pelo Centro Regional de Operação da CGT Eletrosul, de Blumenau (SC), a unidade conta com três bancos de autotransformadores, quatro autotransformadores, três bancos de reatores e um banco de capacitores. Sua energia é transferida ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Regional de Manutenção de Santa Catarina, também da CGT Eletrosul, é responsável por executar serviços no empreendimento, com profissionais especializados em equipamentos, proteção e apoio à operação, telecomunicações e inspeção de LTs.

Inaugurada em 2008 como propriedade da SPE SC Energia, a subestação foi incorporada à CGT Eletrosul alguns anos depois. Ela foi concebida como parte de um projeto de reforço do sistema elétrico em todo o Litoral de Santa Catarina, com o objetivo de evitar episódios como o blecaute que deixou a área insular de Florianópolis sem energia por quase 52 horas, em 2003. Antes disso, a capital catarinense era uma das poucas do Brasil não ligadas diretamente à rede básica de transmissão do SIN.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube