Torres

Notícias A- A+

11/05/2021 Subestação Joinville Norte celebra 12 anos

Com 600 MVA de potência instalada, a Subestação Joinville Norte é importante para toda a região Norte catarinense, além do Sistema Interligado Nacional (SIN). Localizado em um distrito industrial, o empreendimento contribui para a confiabilidade energética do entorno e completa, hoje (11/05), 12 anos de operação comercial.

Unidade é importante para Norte catarinense (Foto: Deivis Bittencourt)

A conexão da unidade é realizada através de quatro linhas de 230 kV: Curitiba 2 (Iesul), Curitiba 1, Joinville e Blumenau (CGT Eletrosul). Há, ainda, um setor de 138 kV, que faz interação com a Celesc: LTs Joinville-Quatro, Pirabeiraba, Garuva e Joinville-Perini. No total, são quatro transformadores e dois bancos de capacitores, de 100 MVAr cada.

A instalação é telecontrolada pelo Centro Regional de Operação da CGT Eletrosul, de Londrina, no Paraná, e seus serviços são executados pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Joinville. 

Desde sua inauguração, em 22 de junho de 2009, foram realizadas cinco ampliações na subestação, que foi definida como emergencial e construída para atender ao aumento acelerado da demanda energética local e do entorno, bastante industriais. 

O empreendimento elevou a confiabilidade – anteriormente, o único ponto de suprimento de energia da região era a Subestação Joinville, também da CGT Eletrosul, mais antiga e que não poderia mais ter sua capacidade expandida por falta de espaço físico.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube