Bike

Arquitetura Sustentável A- A+

A utilização de técnicas construtivas de eficiência energética sempre esteve presente nos projetos arquitetônicos da Eletrosul, evidenciando seu compromisso com a sustentabilidade. Nas unidades regionais e subestações mais antigas, por exemplo, foram adotados recursos como a aplicação de abas de proteção solar, mantas térmicas nas lajes, sombreamento e elementos vazados para facilitar a ventilação e iluminação indireta, que contribuem para a redução do consumo de energia elétrica.

A partir da excelência dos resultados comprovados na Casa Eficiente, que funciona como um laboratório de pesquisas sobre conforto térmico, iluminação e uso racional da água, a empresa vem aumentando a aplicação de soluções de eficiência energética em seus empreendimentos. Com isso, a Eletrosul contabiliza dez etiquetas PBE Edifica com nível A de Eficiência Energética, emitidas pelo Inmetro, distribuídas em cinco prédios. Em Santa Catarina, a empresa recebeu a certificação para a Casa Eficiente e sede administrativa, em Florianópolis, e ainda para o Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Campos Novos. Os dois últimos prédios também conquistaram o Selo Procel Edificações. No Rio Grande do Sul, a classificação máxima em eficiência energética foi emitida para o Centro de Visitantes do Complexo Eólico Cerro Chato e para o Centro Regional de Operação e Manutenção, ambos no município de Sant’Ana do Livramento.

 

PRÉDIOS SUSTENTÁVEIS:

CASA EFICIENTE (SC)

Área: 206 m2

Foi construída em 2004 pela Eletrosul, ao lado do edifício sede, em Florianópolis, em parceria com o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina. A residência foi a primeira do Brasil a conquistar a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (Eletrobras/Procel – Inmetro), voltada a edificações. Recebeu três etiquetas nível A nas etapas de projeto, simulação e edifício construído.

Características: projeto arquitetônico baseado em estudo aprofundado das condicionantes bioclimáticas no bairro Pantanal, em Florianópolis, onde a residência foi construída. Possui sistemas e soluções integradas para eficiência energética e conforto térmico, incluindo tecnologias como geração fotovoltaica de energia interligada à rede, de condicionamento de ar, aquecimento solar de água, aproveitamento da água da chuva, reúso de água para irrigação e uso de equipamentos que proporcionam baixo consumo.

Assista ao vídeo que foi produzido durante a construção da Casa Eficiente.

 

CENTRO REGIONAL DE MANUTENÇÃO E APOIO À OPERAÇÃO DE CAMPOS NOVOS (SC)

Área: 558 m²

Inaugurado em 2013, foi o primeiro prédio administrativo da Eletrosul a obter a etiqueta de eficiência energética nível A. O reconhecimento, na fase de projeto e prédio construído, contemplou a disposição de recursos arquitetônicos para melhor aproveitamento da luz natural, isolação térmica e uso racional da água.

Características: foi priorizado o uso de luminárias e aparelhos de ar condicionado eficientes, janelas com vidros duplos e telhas especiais. Conta com uma “Torre Sustentável” – onde ficam os reservatórios de água potável, de água da chuva (10.000 litros) e de água quente (aquecimento solar). Nos telhados, a parte voltada para a orientação norte, tem uma inclinação propícia para o melhor aproveitamento dos raios solares ao longo do ano, visando à geração fotovoltaica.

 

EDIFÍCIO-SEDE EM FLORIANÓPOLIS (SC)

Área: 26.110,40 m²

Quando foi construído na década de 1970, já atendia às técnicas de ecoeficiência quanto à proteção térmica e iluminação, que contribuem para a redução do consumo de energia elétrica. A estrutura foi projetada considerando a minimização de impactos com futuras reformas. Também recebeu, em 2014, etiquetas nível A para projeto e prédio construído. Na cobertura do prédio e dos estacionamentos, abriga a Usina Megawatt Solar,  o maior complexo de energia fotovoltaica integrada a um edifício na América Latina. E está sendo desenvolvido ainda um sistema de captação e uso de água da chuva para fins não potáveis. Essa captação ocorrerá na cobertura do edifício, onde as tubulações levarão a água até o reservatório de aproximadamente 300 m³, após passar por um sistema amortecimento e filtros. A água da chuva atenderá a demanda de 31 m³/dia dos vasos sanitários e do sistema de resfriamento das torres de ar condicionado.

Características: entre 2005 e 2007, os sistemas de climatização e iluminação do prédio foram modernizados com a instalação de luminárias de alto brilho e reatores eletrônicos em todas as áreas. Os banheiros foram reformados e ganharam equipamentos para redução do consumo de água, como sensores para as torneiras e mictórios e sistemas de descarga. A sede, juntamente com o prédio de Campos Novos, foram os primeiros do País a receber o Selo Procel Edificações, lançado pela Eletrobras em 2014 para reconhecer soluções de eficiência energética de construções comerciais e residenciais.

 

CENTRO DE VISITANTES DO COMPLEXO EÓLICO CERRO CHATO (RS)

Área: 406 m²

Características: o moderno centro de visitação, além de soluções de eficiência energética e conservação de energia aplicadas à arquitetura, contará com um sistema híbrido de geração de energia (eólico e solar) composto por painéis fotovoltaicos e um aerogerador de aproximadamente 10 metros de altura. Haverá reservatórios para água potável e captação da chuva, coletores solares para aquecimento da água e um "telhado verde” que ajudará no isolamento térmico.

 

CENTRO REGIONAL DE MANUTENÇÃO E APOIO À OPERAÇÃO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO (RS)

Área: 1.217,60 m²

Características: o prédio do Centro Regional agrega soluções de engenharia como aproveitamento da água da chuva e sistemas de geração de energia fotovoltaica e eólica semelhantes às do Centro de Visitantes do Complexo Eólico Cerro Chato. Além disso, possui estação de tratamento de esgoto por zona de raízes.

 

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube