Engenheiros

Gestão Ambiental A- A+

A Eletrosul tem o compromisso de implantar e manter seus ativos operacionais com absoluta observância às legislações ambientais e respeito às populações abrangidas pelos seus empreendimentos. Para tanto, segue as diretrizes da Política Ambiental das Empresas Eletrobras, aplicadas em conformidade com o desenvolvimento técnico-científico, as demandas políticas e sociais e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção do Clima, a Agenda 21 e o Protocolo de Quioto. A Eletrosul se empenha em preservar o meio ambiente com ações concretas, fazendo sua parte para oferecer um mundo melhor às próximas gerações.

 

 

Política Ambiental Eletrobras

Elaborada em 2006, a Política Ambiental das Empresas Eletrobras tem o objetivo de orientar o tratamento das questões ambientais com os princípios da sustentabilidade. A versão em vigor está estruturada em três níveis. São eles “Princípios” e “Diretrizes Gerais”, que sintetizam a essência do compromisso ambiental das Empresas Eletrobras, e “Diretrizes Temáticas”, que procuram dar uma dimensão operacional adequada às necessidades advindas das práticas da gestão ambiental. Confira aqui a versão resumida das Diretrizes Gerais da Política Ambiental.

Política de Sustentabilidade Eletrobras

Visando o equilíbrio econômico-financeiro, social e ambiental de suas operações, foi criada, em 2010, a Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras, que norteia as ações de sustentabilidade empresarial da holding. O documento, elaborado por representantes de todas as empresas, contém itens relacionados à responsabilidade social, meio ambiente, solidez econômico-financeira e governança corporativa. Também aponta as responsabilidades das diretorias e comitês de sustentabilidade das Empresas Eletrobras e das unidades organizacionais.

Declaração de Compromisso sobre Mudanças Climáticas 

Institucionalizada pela Eletrosul em fevereiro de 2013, a Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre Mudanças Climáticas demonstra o alinhamento da holding com as tendências mundiais de sustentabilidade empresarial e com as atuais exigências do mercado e da sociedade. Entre os compromissos assumidos no documento estão assegurar a implementação de ações de gestão das emissões de gases de efeito estufa, dar prioridade a projetos de energia renovável e atuar no fomento a estudos relativos às mudanças climáticas, com o objetivo de identificar e compreender seus impactos no setor elétrico brasileiro e buscar novas tecnologias para minimizá-los.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa  

A elaboração de inventários de gases de efeito estufa é o primeiro passo para que uma empresa possa contribuir para o combate às mudanças climáticas e visualizar oportunidades de novos negócios no mercado de carbono, atrair novos investimentos e planejar processos que garantam eficiência econômica, energética ou operacional. A Eletrosul participa da elaboração do inventário desde 2009, assumindo conjuntamente com a Eletrobras o compromisso de demonstrar transparência da atuação empresarial.

A partir do diagnóstico garantido pelo inventário, as empresas podem estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade global.

Os inventários das empresas Eletrobras seguem a metodologia do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC (2006) e as diretrizes do GHG Protocol, padrão corporativo de contabilização e reporte de emissões. 

A publicação anual do inventário é um compromisso da Eletrobras, alinhado à sua Política de Sustentabilidade.  Clique nos links abaixo para acessar as informações:

2015 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2003 a 2008

Campanha contra Queimadas 

Desde 1994, a Eletrosul desenvolve a Campanha Anual Contra Queimadas, que busca informar a população sobre os riscos de atear fogo em áreas próximas às linhas de transmissão e subestações, a fim de evitar desligamentos no sistema. Realizado em todos os estados de atuação, principalmente no período de maior incidência de queimadas, entre os meses de maio e novembro, o trabalho de conscientização é feito junto aos moradores por meio de visitas domiciliares e distribuição de material informativo.

Ações socioambientais 

A responsabilidade socioambiental norteia a atuação da Eletrosul em seus negócios de geração e transmissão. Continuamente, a empresa desenvolve iniciativas buscando minimizar os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade. Todas as ações são coordenadas, acompanhadas e divulgadas pela Eletrosul no entorno de seus empreendimentos.

Ações socioambientais da UHE São Domingos

Ações socioambientais da UHE Passo São João

 

 Canal Ambiental: gestaoambiental@eletrosul.gov.br

 

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube