Engenheiros

Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável A- A+

Reúne os programas, projetos e ações realizados pela empresa junto às comunidades do entorno de suas instalações, empreendimentos e áreas de prospecção de negócios.

Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável Eletrosul (PIDSE) visa consolidar uma ferramenta de gestão que esteja alinhada com a Política de Investimento Social da empresa, aos negócios, às diretrizes da holding, aos relatórios de gestão empresarial, ao planejamento estratégico e ao Programa Nacional Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

Integra seis práticas permeadas pelo estabelecimento e fortalecimento de redes e parcerias multissetoriais: 

 

Conheça algumas das ações desenvolvidas pela Eletrosul por meio do PIDSE: 

Centros de Empreendedorismo Comunitário - Implantados pela Eletrosul em parceria com prefeituras e com o Instituto Adelina – fundação socioambiental da camisaria Dudalina – têm o objetivo de proporcionar autonomia administrativa, geração de renda e qualidade de vida às famílias integrantes de programas sociais. A iniciativa consiste no fornecimento de espaço e equipamentos para corte e costura, capacitação para produção de artigos de patchwork e consultoria na gestão administrativa e financeira dos projetos. Atualmente, estão implantados em Sant’Ana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Candiota e Nova Santa Rita,  no Rio Grande do Sul, e Campo Belo do Sul, Lages e São José do Cerrito, em Santa Catarina.

Programa Hortas Comunitárias - É desenvolvido, desde 2001, como estratégia para o gerenciamento das áreas de segurança localizadas sob as linhas de transmissão de energia, denominadas faixas de servidão. Além de conscientizar as comunidades sobre os riscos da ocupação irregular dessas áreas, oferece oportunidade para a produção e diversificação de alimentos, reforço à renda e resgate da cidadania por meio do trabalho e capacitação. As hortas foram implantadas em aproximadamente 30 localidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, por meio de parcerias com associações comunitárias, prefeituras e empresas privadas e de pesquisa e extensão. Esta iniciativa da Eletrosul integra a Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da FAO, agência da ONU especializada no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola.

Programa Casa Aberta - Tem como objetivo orientar crianças e adolescentes com idade entre 9 e 12 anos sobre questões sociais, ambientais e econômicas relacionadas à energia elétrica. Atualmente, o programa é voltado a alunos do 5º ano do ensino fundamental, que recebem informações sobre o uso responsável e seguro da energia elétrica, geração, transmissão e distribuição, conservação e combate ao desperdício, cuidados com o meio ambiente, principais fontes e alternativas energéticas. Criado na década de 1990, é desenvolvido na sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC), unidades regionais e no formato itinerante. O Programa Casa Aberta conta com parceria de prefeituras e secretarias de educação e já atendeu cerca de 280 mil crianças e 15 mil professores de 2,5 mil escolas públicas e privadas.

Programa de Voluntariado Corporativo - Criado em 2010, tem a finalidade de incentivar empregados, ex-empregados, familiares e prestadores de serviço a se engajarem em ações de cidadania desenvolvidas nos estados de atuação da empresa. A iniciativa possibilita o trabalho de voluntários de acordo com a disponibilidade de cada um, oferecendo como opções de participação a adesão individual, coletiva ou por meio de entidades sociais. Para a Eletrosul, o Programa de Voluntariado Corporativo é uma manifestação de cidadania e compromisso que traz ganhos para o trabalhador, empresa e comunidade.

Leãozinho da Cidadania - A Eletrosul incentiva empregados, aposentados e familiares a destinar parte do imposto de renda devido como doação aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA). A campanha de sensibilização ocorre principalmente entre os meses de novembro e março, com ações especiais no Dia Internacional do Voluntário, em 5 de dezembro, quando ocorre divulgação de projetos sociais apoiados e palestras sobre como fazer a doação. 

  Informações: gestaosocial@eletrosul.gov.br e (48) 3231-7328     

 

 

voltar        topo da página

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube